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Realidade virtual no varejo não é mais ficção

Por Marina - 07 de Fevereiro 2018
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Muito além dos games e visitas a museus, as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual hoje são uma estratégia de mercado. A convergência entre a evolução e diversificação da tecnologia, e o desejo do consumidor de vivenciar diferentes experiências de compra tem levado as grandes varejistas a repensar os seus modelos de lojas e vendas.


A rede Via Varejo, que reúne as operações on-line e física das marcas Pontofrio e Casas Bahia, é pioneira no Brasil em apostar nessa tecnologia para auxiliar o consumidor no momento da compra. Para isso, nesse início de ano vem implementando em suas lojas dispositivos de realidade virtual com aplicação desenvolvida em parceria pela consultoria Ekantika e pelo Studio Abacate – startup e braço tecnológico do Grupo Ekantika.


Por meio dos óculos de realidade virtual, o cliente pode visualizar todos os produtos do departamento de móveis inseridos em diferentes ambientes, como sala, quarto, cozinha, em todas as diferentes variedades de cores, texturas; poderá também abrir gavetas e portas.


A solução faz parte da nova estratégia da companhia de otimizar o espaço das lojas, promover eficiência operacional e proporcionar uma experiência única de compra. Há uma série de lojas no modelo smart e digital – espaços mais enxutos, mais interativos –, e que vão utilizar essa tecnologia, com abertura programada para 2018.


“No modelo tradicional, se o lojista deseja que o cliente visualize um móvel na loja, tem que tê-lo na vitrine, espaço interno ou estoque. E mesmo uma loja física que tenha um grande espaço, não consegue abrigar todas as variedades possíveis do mesmo produto; é justamente nesse contexto que entra a realidade virtual, para promover a experimentação e interação com produtos não estão na loja, conta Boris Leite, sócio-fundador na Ekantika.


Ao todo, para o desenvolvimento da aplicação, foram seis meses de intensos estudos e testes, 15 profissionais do Studio Abacate estiveram envolvidos no desenvolvimento do dispositivo, nos processos de composição das plantas dos ambientes, desenhos dos móveis, produção das cores e texturas e medidas de acordo com o modelo real. A aplicação que será atualizada constantemente, de acordo com as novas ofertas de produtos da loja, tem como base um software de games, que faz uma renderização em tempo real, o que permite uma interação do consumidor com os objetos, além de uma realidade e qualidade gráfica ímpares.


“Já trabalhamos no desenvolvimento de ferramentas de realidade virtual e aumentada, mas em ações de marketing, bem pontuais. Esse foi o primeiro e grato desafio de desenvolver uma proposta que fizesse parte da estratégia e dia-a-dia de vendas de uma loja” afirma José Carlos França, sócio-diretor na empresa de tecnologia.

 

No Brasil há poucas startups que atuam nesse segmento que tem sido foco do Grupo Ekantika. “Estamos desenvolvendo também um aplicativo de realidade aumentada, utilizada em jogos como o Pokémon Go. Com ele, será possível por exemplo, projetar um vaso decorativo encima da mesa de jantar e ver como ficaria antes de comprar o produto, afirma Boris. A Ekantika planeja ainda desenvolver treinamentos de equipe usando realidade virtual, o que permite simular situações cotidianas enfrentadas pelos profissionais, com alto grau de realismo, aumentando assim o impacto e a absorção do conhecimento.

 

(com informações da assessoria de imprensa)

 

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