IMG-LOGO

Receita da Eucatex cresce em cenário adverso

Por Edson Rodrigues - 08 de Maio 2014
eucatex.jpg
eucatex
A receita líquida da Eucatex atingiu R$ 263,4 milhões no primeiro trimestre do ano, superior em 4,2% a de igual período de 2013. O resultado de uma das maiores produtoras de painéis de madeira do Brasil, que atua também nos segmentos de tintas e vernizes, pisos laminados, divisórias e portas, destaca-se no momento em que o setor apresentou desaceleração nos três primeiros meses do ano, causando desajuste entre a oferta e a demanda, que teve como principal consequência o não repasse aos preços dos elevados aumentos de custos ocorridos no período. Principalmente por esse motivo, o lucro líquido recorrente da Eucatex somou R$ 17,3 milhões no período, ou seja, uma redução de 22,6% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

“A elevação nos custos dos insumos dolarizados, iniciada com a desvalorização do real no último trimestre de 2013, impactou negativamente os resultados da companhia, sobretudo no setor de madeira, uma vez que um dos principais insumos, a resina uréia formol, apresentou aumento médio acima de 10% somente no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2013”, explica o diretor vice-presidente executivo e de Relações com Investidores, José Antonio Goulart de Carvalho.

Os resultados da Eucatex refletem o momento vivido pelo setor. O crescimento das vendas de painéis de madeira (MDP, MDF e Chapa de Fibra) foi de apenas 2,4%. No segmento de materiais de construção, o incremento foi ainda mais modesto, registrando 0,9%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). A expectativa para o ano, entretanto, é de reversão desse quadro.

As vendas do segmento madeira da Eucatex registraram leve queda de 1,4%, refletindo o desempenho das vendas da linha de T-HDF/MDF, abaixo das realizadas em igual período do ano passado. Entretanto, cabe ressaltar que a produção foi superior, resultando na formação de estoques.

Comentários