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Redes catarinenses planejam expansão

Por Edson Rodrigues - 12 de Fevereiro 2014
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Nenhum dos fatores econômicos sentidos com mais força no final de 2013, como o comprometimento da renda com dívidas, inflação e juros mais altos, irão abalar os planos de expansão das principais redes varejistas em Santa Catarina. Berlanda, Salfer, Koerich e Schumann pretendem abrir novas lojas em 2014 e manter os motores de crescimento aquecidos.

A rede varejista Schumann planeja a inauguração de mais 10 lojas ainda este ano e aposta no crescimento das vendas de televisores. Já a Berlanda pretende inaugurar de 15 a 20 novas unidades. “Nosso planejamento prevê uma expansão média de 10% em número de unidades por ano. Esperamos que o mercado seja receptivo”, destaca Alaor Pegoraro, diretor de marketing e vendas da empresa. Clayton Salfer, presidente da Salfer, também afirma que tanto a rede e o Grupo Máquina de Vendas cresceram. “Estamos bastante animados e com expectativas otimistas para 2014”, revela. Com a meta de chegar a 100 lojas em 2014, a Koerich estima um crescimento de 15% e a ampliação dos postos de trabalho, que hoje somam 1,3 mil funcionários em todo o estado.

Apesar do otimismo dos empresários, o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Sergio Medeiros, diz que prefere “manter os pés no chão”. “Tenho a convicção que esse crescimento não será tão expressivo. Os números apontam para uma tendência de queda nas vendas. A projeção é alta, mas acho que o resultado final não será o esperado”. 

O presidente explica que o setor varejista em Santa Catarina é diferente devido a grande quantidade de micro e pequenas empresas no varejo – 93% dos associados da FCDL têm esse perfil. “Ano passado foi ruim, e os pequenos empresários também sentiram. O grande varejista aproveitou para avançar”, conclui.

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