E o segundo semestre começou sem as boas notícias esperadas por todos. O mercado está apreensivo com o anúncio do presidente Donald Trump de que vai taxar em 50% os produtos brasileiros exportados para os EUA. E não é para menos, afinal é o principal destino das exportações de móveis, com 26% do total.
A resposta do governo brasileiro não havia ocorrido até o fechamento desta edição, mas tomara que não tenha sido em forma de reciprocidade às taxas de importações do Brasil.
Como muitos insumos, especialmente para fabricação de colchões, vem do mercado americano, a alta taxa de Trump pode significar aumento no preço dos produtos. Aliás, antes mesmo do tarifaço, o governo brasileiro já havia penalizado a indústria de colchões com a aplicação de taxas antidumping sobre as importações de poliol da China e dos Estados Unidos.
Mas, como diz o CEO da Móveis de Valor, Ari Bruno Lorandi, na coluna Cá Entre Nós, “não há tempestade, por mais perfeita que seja, que dure para sempre. Porém, é preciso agir com inteligência para enfrentá-la, trabalhar de forma coordenada e comunicar com clareza”.
Na editoria Observatório desta edição mostramos uma ampla reportagem sobre o envelhecimento da população brasileira e chamamos atenção das indústrias de móveis e colchões para as oportunidades de desenvolver móveis pensando na chamada economia prateada (pessoas acima de 50 anos). Na reportagem você conhece exemplos de empresas que fornecem ferragens, molejos e mecanismos para facilitar a produção de móveis acessíveis a esse público.
Outra boa oportunidade, que inclui as lojas de colchões, móveis seriados ou móveis planejados, está na qualificação das equipes. Estudos revelam que empresas com colaboradores engajadas são 23% mais rentáveis e 18% mais produtivas.
Personalização em massa. Isso é possível no setor de móveis? Uma reportagem nesta edição mostra que sim e que já tem empresas fazendo. Além disso, a reportagem aponta a Indústria 4.0, a Inteligência Artificial e o uso de e-commerce e plataformas digitais, como os principais aliados nesta missão.
Na editoria ESG News, que agora conta com apoio de conteúdo da Micropet, destacamos a importância de mostrar as práticas ambientais, sociais e de governança da sua empresa. Afinal, uma gestão transparente melhora a relação com os colaboradores, clientes e fornecedores e pode impactar favoravelmente na atração de investimentos, além de servir de “escudo” para crises que possam surgir. E você sabia que pode inclusive contar com a ajuda da IA para isso? Sim, veja como nesta edição.
E a crescente preocupação com sustentabilidade, considerando toda a vida útil do móvel (da produção ao descarte) tem levado empresas a olharem para o plástico como matéria-prima. Seguindo os passos da Europa, que tem tradição no uso do plástico em móveis de design, alguns profissionais brasileiros vêm aderindo ao material e apresentado peças úteis, resistentes, bonitas. E, claro, sustentáveis. Sim, afinal o plástico pode ser parte de soluções mais sustentáveis quando inserido em cadeias de economia circular.
Mas esta edição tem muito mais conteúdo, incluindo a cobertura de feiras e eventos, como o Salão de Gramado e o Conemov, além de uma prévia do que deve ser mostrado na Fimma Brasil, no VEX da Gazin e no Encontro das Indústrias de Colchões da Abicol.
Para ficar por dentro de tudo o que acontece no setor diariamente, nos siga nas nossas redes sociais e no Portal www.moveisdevalor.com.br. Afinal, a Móveis de Valor é o farol do mercado moveleiro!