IMG-LOGO

RS lidera exportações de móveis brasileiros

Por Edson Rodrigues - 29 de Outubro 2012
fabrica.jpg
fabrica
As vendas de móveis gaúchos para outros países, no período de janeiro a setembro deste ano, superaram os US$ 148 milhões. A taxa de crescimento, com relação ao mesmo período do ano passado, foi de 3,1%. O montante representa 28,2% das exportações de móveis nacionais. 

Em segundo lugar nas exportações aparece o estado de Santa Catarina, com 26,7% de participação no mercado. São Paulo figura em terceiro lugar com 18,1% de espaço nas exportações de móveis, seguido por Paraná (16,2%), Minas Gerais (7,6%) e Bahia (1,1%). “É muito prematuro falar em recuperação, mas, sem dúvida, é um indicador que renova o fôlego das indústrias e a esperança de resgatar um pouco do mercado perdido ao longo dos últimos três anos. Esperamos reaver parte do prestígio e do espaço dos móveis brasileiros junto aos compradores internacionais. Para isso, contamos com incentivos e estímulos por parte do governo – a prorrogação do REINTEGRA é, hoje, uma das principais reivindicações nesse sentido. Já às indústrias, cabe a missão de buscar a diferenciação se seus produtos, investindo em uma identidade única, design próprio, tecnologia, entre outros atributos capazes de incrementar a competitividade dos móveis brasileiros no cenário internacional”, afirma o presidente da MOVERGS, Ivo Cansan.

De acordo com o relatório de exportações, divulgado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (MOVERGS), em conjunto com o Centro Gestor de Inovação (CGI Moveleiro) e a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o principal destino das exportações de móveis gaúchos é o Uruguai, que somou US$ 18.306.244 em vendas, entre janeiro e setembro de 2012.

Comentários