IMG-LOGO

Setor de produção rumo à indústria 4.0

Por Daniela Maccio - 20 de Julho 2016
Industria-4.0_2.jpg

Empresas do setor de produção estão caminhando para uma estratégia de produção integrada e desenvolvendo uma indústria 4.0. Essa é a principal conclusão da sétima edição da pesquisa “Panorama Global do Setor de Produção 2016”, realizada pela KPMG. Segundo o estudo, 25% por cento dos CEOs de empresas que atuam nesse segmento disseram que já investiram em impressoras 3D e tecnologias de fabricação aditiva. Um número semelhante disse já ter investido em inteligência artificial e tecnologias de computação cognitiva.

 

O levantamento mostrou que o uso de robótica no chão de fábrica também tende a atrair investimentos significativos: 40% dos entrevistados da pesquisa disseram que certamente irão canalizar quantias significativas de investimentos em P&D para robótica nos próximos dois anos. A pesquisa foi realizada pela KPMG com 360 executivos de alto nível em 14 países, entre eles, o Brasil e inclui informações como estratégias de crescimento, entrada em novos mercados e desenvolvimento de novos produtos e serviços, P&D, tecnologia e cadeia de suprimentos.

 

"As fabricantes estão evoluindo para indústria 4.0 e tornando-se mais digitais. Os investimentos em novas tecnologias de fabricação são uma forma de aprimorar a agilidade, a flexibilidade e a velocidade para entrar no mercado quando da elaboração e do lançamento de novos produtos e serviços — elementos críticos para o setor de produção vencer no mercado", afirma o diretor da KPMG, Ricardo Bacellar.

Comentários