IMG-LOGO

Setor deve buscar inovação

Por Jeniffer Oliveira - 21 de Novembro 2016
DSC_0110.jpg

O setor moveleiro é um dos mais impactados pela crise econômica no Grande ABC. Em 2015, as lojas de móveis e decoração tiveram redução de 28,9% do faturamento, enquanto o varejo da região como um todo retraiu 8%. Os dados são da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). As vendas do segmento moveleiro das sete cidades apresentam quedas consecutivas há três semestres, embora neste ano a retração esteja em ritmo menor.

 

O boom imobiliário iniciado em 2010 era um dos grandes impulsionadores do setor moveleiro, já que o comprador de um imóvel automaticamente pensava na mobília nova. Como as vendas de imóveis perderam o fôlego de 2014 para cá, com o agravamento da turbulência econômica, o setor moveleiro sentiu o impacto.

 

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Móveis do ABC, Hermes Soncini, o setor precisa buscar inovação, com novos conceitos de produção e design, ele considera que é necessária uma adequação à nova realidade das residências, que estão menores. “Hoje, se colocar um sofá com chaise na sala não dá para colocar uma mesa de centro. Vejo o móvel multifuncional como uma tendência”.

 

Soncini ainda acredita que um dos limitadores do varejo moveleiro seja a menor oferta de crédito. “Há necessidade de rever esse assunto, porque a falta de crédito inviabiliza qualquer investimento”. 

Comentários