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Varejistas se destacam em ranking de maturidade digital

Por Poliana Steffany de Almeida - 11 de Dezembro 2019
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Para fazer um retrato do processo de transformação digital das empresas no Brasil, evidenciando os players mais avançados, melhores práticas e desafios, a Isobar desenvolveu o Índice de Maturidade Digital (IMD) Brasil 2019, que avalia a forma como os consumidores são impactados e experienciam digitalmente as marcas. Inspirado em uma iniciativa semelhante da Isobar Estados Unidos, o IMD é baseado na análise de três dimensões: Mobile, Search (Busca Orgânica) e Social (Redes Sociais) – logo abaixo falaremos de cada uma delas.

Foram analisadas 284 empresas com faturamento de mais de R$ 1 bilhão¹, dos setores de Varejo, Bens de Consumo, Saúde e Educação e Ensino. O estudo revelou que a grande maioria das marcas analisadas tem maturidade digital básica (48,6%) e madura (32,42%), e apenas 3,75% das marcas são consideradas experts. Estão no ranking empresas como: Nike, Burger King, Magazine Luiza, Petz, Cobasi, Havan, Adidas, Chilli Beans, Lojas Renner e Ponto Frio.

"As empresas brasileiras já despertaram para o processo de transformação digital, estando em diferentes estágios de desenvolvimento. Falta, porém, uma maior maturidade, abrangência e consistências das ações e estratégias. O segmento de Varejo, dado sua natureza de intensa interação com o consumidor, é o mercado mais adiantado, com vários exemplos de aplicações reais das tecnologias existentes", afirma Luiz Bispo, gerente sênior da Cosin Consulting an a Isobar Company.

 

 Maturidade das marcas por setor

Outra conclusão importante do estudo foi que as marcas digitalmente mais maduras apresentaram melhores resultados financeiros a exemplo do Burger King (valorização de 20% das ações no Brasil de 2017 para 2018) e da Magazine Luiza (suas ações se valorizaram mais de 12 vezes desde 2017).

A Isobar entende a transformação digital sob dois pontos de vista: pela ótica interna, da empresa, ou seja, pelos planos, estratégias, processos e tecnologias que ela adota. Ou pela ótica externa, do consumidor, por meio da percepção e experiência digital, imagem e feedback que ele oferece sobre as marcas (83% dos gestores de marketing afirmam que as habilidades relacionadas a experiência do cliente e comércio que são impecáveis e consistentes em todos os canais são importantes para o sucesso futuro dos negócios²).

O IMD Brasil 2019 concentra-se exclusivamente nesse segundo ângulo, apoiando-se em evidências colhidas nos canais oficiais das marcas ou ambiente on-line, por meio de ferramentas para captura de dados e de análises individuais dos itens. Para o ranqueamentos, agrupamento e concessão de notas, foram estabelecidos critérios objetivos em cada competência.

"A transformação digital mudou a maneira como as empresas moldam seus produtos e serviços. É absolutamente necessário garantir que o cliente esteja no centro da estratégia de qualquer negócio. Neste sentido, a transformação digital mudou a forma como nos relacionamos com este cliente, desde aspectos associados à forma como buscamos conhecê-los, como também pelas diferentes formas de nos relacionarmos e interagirmos. Tudo isto, é essencial para que uma nova transação ocorra, dentro do conceito superconectado, de comodidade e de poder de uma nova geração de consumidores", Jacqueline Santos, gerente de projetos da Cosin Consulting an a Isobar Company.

 

Análise por dimensão Mobile

Um dos grandes motores propulsores da transformação digital, a mobilidade, representada principalmente na figura dos smartphones, não poderia deixar de ser uma das dimensões do IMD. Para este trabalho, foram avaliados três grandes aspectos: Mobile Site (otimização, clicabilidade, legibilidade e funcionalidade), Mensageria (presença e plataforma) e Aplicativos (plataforma, funcionalidades, rating e atualização).

 

Análise por dimensão social

Nesta análise, foi considerada a presença e interação das marcas no Facebook e no Instagram. Foram analisados critérios como Tipo de Perfil, Número de Seguidores, Número de Postagens, Abertura, Frequência de Utilização da Página e Engajamento (posts promovidos ou não). Os segmentos que mais se destacaram foram Cosméticos, Moda, Montadoras e Móveis/Eletroeletrônicos, sendo os mais avançados na transformação digital, dentro da dimensão Social. O IMD apontou uma grande capacidade de segmentação por parte das empresas, ativando diferentes públicos com mensagens e canais próprios com otimização de recursos. Além disso, a maioria das marcas ainda utiliza as redes sociais mais com foco na disseminação de suas mensagens, a semelhança dos veículos tradicionais. Ou seja, o potencial dialógico das redes não é plenamente utilizado. "A geração de identificação com o público é o fator-chave para o sucesso das marcas nas redes sociais. Deve-se buscar um equilíbrio entre autenticidade, ou 'faça você mesmo', com profissionalismo. Notamos também que as marcas mais bem avaliadas são aquelas com a capacidade de atuar em grandes temas sociais de forma autêntica", destaca Jacqueline Santos.

 

Análise por dimensão Search

Aqui, o enfoque da análise recaiu sobre a performance das marcas, em determinadas palavras-chave relativas a seus mercados, na busca orgânica no Google. Foram pesquisadas cerca de 30 combinações de palavras-chave por segmento de atuação. O IMD mostrou que a maioria das marcas se encontra em estágio Iniciante nesta área, com 43,69% delas. Já as empresas avaliadas como Básicas correspondem a 30,72% do universo estudado. As marcas classificadas como Experts chegam a 3,07% do total e as Maduras abrangem 22,53%. O segmento de Varejo PET foi um dos mais bem avaliados. O resultado deve-se à eficiência de sua comunicação com a construção de conteúdos relevantes para o consumidor como o tema "cuidados animais", bastante explorado pelas marcas. "Existe um desafio para as marcas se posicionarem melhor em 'Search' por meio da criação de conteúdo, de forma que a marca tenha domínio sobre o que é falado sobre ela e seu mercado, e não fique dependente de outros sites de terceiros, como e-commerces, por exemplo", afirma Luiz Bispo.

Outros Insights

Outros pontos importantes identificados pelo estudo foram a dificuldade em uma maior adequação do conteúdo com o momento da jornada de compra em que o consumidor se encontra; o gap entre o conteúdo que o consumidor deseja, o momento e o formato; e o espaço existente para mais conteúdos multimídia em canais proprietários. "Um dos grandes desafios é a integração das estratégias desses canais, de forma que um alavanque o outro, para que se tenha um caminho e um direcionamento mais amplo sobre a transformação digital. Em suma, as marcas devem desenvolver uma inteligência para manter o diálogo com o consumidor", avalia a gerente de projetos da Cosin Consulting.

Além disso, as marcas ainda têm muita dificuldade em incluir em suas estratégias de comunicação regionalismos, especificidades mercadológicas e contextos culturais das diversas regiões no Brasil. "Esta última questão pode parecer menor, mas faz toda a diferença no dia a dia, tanto em relação a palavras-chave de busca, como no estabelecimento de uma comunicação mais próxima", acrescenta a executiva.

 

Notas;

¹ Em alguns segmentos, foram incluídas empresas com faturamento inferior a R$ 1 bilhão, mas que eram muito relevantes naquele contexto

² Pesquisa Global Isobar com 1000 CMOs e profissionais seniores de marketing sobre Experiência do Cliente chamada "Experiência Criativa: a evolução da CX".

 

Veja a tabela completa abaixo: 


 

Marca

Segmento

Atuação

Ranking

1

Nike

Varejo

Moda

Expert

2

Magazine Luiza

Varejo

Eletroeletrônicos

Expert

3

Havan

Varejo

Móveis / Eletroeletrônicos

Expert

4

O boticário

Varejo

Cosméticos

Expert

5

Burger King

Varejo

Foodservice

Expert

6

Petz

Varejo

Pet

Expert

7

Cobasi

Varejo

Pet

Expert

8

C&A

Varejo

Moda

Expert

9

Lojas Renner

Varejo

Moda

Expert

10

Adidas

Varejo

Moda

Expert

11

Leroy Merlin

Varejo

Construção

Expert

12

Chilli Beans

Varejo

Moda

Expert

13

Carrefour / Grupo Carrefour Brasil

Varejo

Supermercado

Madura

14

Eudora

Varejo

Cosméticos

Madura

15

Ponto Frio

Varejo

Móveis / Eletroeletrônicos

Madura

16

Casas Bahia

Varejo

Móveis / Eletroeletrônicos

Madura

17

Polishop

Varejo

Eletroeletrônicos

Madura

18

Etna

Varejo

Móveis / Eletroeletrônicos

Madura

19

Drogaria Araújo

Varejo

Drogaria

Madura

20

Dia%

Varejo

Supermercado

Madura

21

Novo Mundo

Varejo

Móveis / Eletroeletrônicos

Madura

22

Arezzo

Varejo

Moda

Madura

23

Saraiva

Varejo

Eletroeletrônicos

Madura

24

Pernambucanas

Varejo

Moda

Madura

25

Assai

Varejo

Supermercado

Madura

26

Natura

Varejo

Cosméticos

Madura

27

Lojas Riachuelo

Varejo

Moda

Madura

28

Marisa Lojas S.A

Varejo

Moda

Madura

29

Pão de Áçucar

Varejo

Supermercado

Madura

30

Camicado

Varejo

Móveis / Eletroeletrônicos

Madura

31

Panvel

Varejo

Drogaria

Madura

32

Óticas Diniz

Varejo

Moda

Madura

33

C&C

Varejo

Construção

Madura

34

Centauro

Varejo

Moda

Madura

35

Carmen Steffens

Varejo

Moda

Madura

36

Telhanorte

Varejo

Construção

Madura

37

Dr. Consulta

Saúde

Plano de Saúde/Seguros

Madura

38

Schutz

Varejo

Moda

Madura

39

Samsung

CPG

Eletroeletrônicos

Madura

40

Droga Raia

Varejo

Drogaria

Madura

41

Sephora

Varejo

Cosméticos

Madura

42

Farmácias Pague Menos

Varejo

Drogaria

Madura

43

Americanas.com

Varejo

Eletroeletrônicos

Madura

44

Wizard

Educação

Educação e Ensino

Madura

45

FORD

CPG

Montadora

Madura

46

Fast Shop

Varejo

Eletroeletrônicos

Madura

47

Bob's /

Varejo

Foodservice

Madura

48

Mr. Cat

Varejo

Moda

Madura

49

Avon

Varejo

Cosméticos

Madura

50

Contém 1g

Varejo

Cosméticos

Madura

 

 

 

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