IMG-LOGO

Varejo apresenta cenário estagnado em outubro

Por Edson Rodrigues - 13 de Novembro 2014
Comércio.jpg
Comércio
Após ter avançado 0,9% em setembro, a atividade do comércio ficou praticamente estável em outubro. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, houve alta de apenas 0,1% no movimento dos consumidores nas lojas de todo o país em outubro/14 (comparativamente a setembro/14), já descontados os fatores sazonais.

Enquanto alguns segmentos varejistas apresentaram aumento em suas atividades, o de móveis, eletrodomésticos e informática segui pela direção contrária e registrou queda de 1,1% em outubro, na comparação com o mês imediatamente anterior. 

No período acumulado de janeiro a outubro de 2014, a atividade varejista cresceu 4,0% liderada pelo setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 4,4%) e de combustíveis e lubrificantes (alta de 1,8%). O segmento de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática acumulou alta de 1,1%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, juros altos encarecendo o crédito, inflação oscilando ao redor do teto da meta de inflação, pressionando o poder de compra das famílias, e o baixo grau de confiança dos consumidores continuam impedindo movimento mais intenso da atividade varejista neste ano.

Comentários