IMG-LOGO

Várias funções e cores são tendências para móveis infantis

kids-alphabet-wallpaper-mural.png

Quando o consumidor pensa no planejamento de um quarto para seus filhos, sejam eles bebês ou crianças, vários critérios são levados em consideração antes que eles definam as compras de mobiliário. Ergonomia, espaço, altura, extensão e mais de uma função no móvel, por exemplo, são alguns itens que devem considerados para compor um quarto infantil que atenda às necessidades do usuário pequenino. Acontece, basicamente, como descreve a frase de Friedrich Nietzsche: “o homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira”. Por isso, é necessário manter o cuidado e atenção quanto aos móveis infantis para que a diversão (e conforto!) se prolonguem por mais tempo. Afinal, não é demais observar que cada vez mais o quarto infantil é também uma área de entretenimento para os pequenos.

A partir daí, vamos mostrar o que as empresas estão adotando no desenvolvimento de mobiliário infantil.

 

No que as lojas estão apostando?

A gerente de marketing da Carolina Baby, Carolina Contin, revela a preocupação com a versatilidade do móvel para o ambiente. “Uma das tendências no mercado infantil é atender, cada vez melhor, as novas necessidades das mães, com produtos versáteis, duráveis e que se adaptem aos tamanhos de quartos variáveis”, conta. Conceito compartilhado pelo gerente comercial da Matic Móveis, Marcelo Paleta. “Os compradores têm buscado cada vez mais produtos com multifuncionalidades, versáteis e modernos, com certeza”.

O gerente comercial da Phoenix Baby, Vladimir Vieira, revela que essas mudanças no perfil das residências foram uma das questões que mais impactaram o nicho de móveis infantis. “Há três anos, o nosso produto mais vendido era uma linha de móveis com dimensões de mais de 180 cm. Atualmente, as linhas de alta performance não passam de 150 cm”, explica.

O diretor geral da Completa Móveis, Maurício Zanetti, segue na mesma linha. Segundo ele, a partir desse ambiente reduzido, escolher os móveis mais compactos e que sejam funcionais é um dos passos mais importantes para quem precisa otimizar ao máximo o espaço, principalmente se a casa conta com crianças. E aqui entra a multifuncionalidade.

Maurício destaca que este conceito está diretamente ligado ao ambiente, pois, “já no desenvolvimento do produto é pensado em otimizar o espaço por ele ocupado, o que permite transformar um trocador em uma cômoda/criado auxiliar, por exemplo”.

Entretanto, Vladimir revela outra das dificuldades na entrega de tantas funções no mobiliário infantil. “Como os móveis no Brasil são produzidos, na grande maioria, com chapas em MDF/MDP, muitas vezes fica bem complicado a entrega dessa multifuncionalidade. Haja vista que depois de um certo tempo o móvel passa pelo desgaste natural, e quando são incluídas a segunda ou terceira função do móvel, ele já não apresenta mais as condições de um mobiliário novo”, exemplifica. 

 

O estilo montessoriano chegou com tudo

Criado há mais de cem anos, mais precisamente em 1907 pela médica e educadora italiana Maria Montessori, o conceito leva em conta, basicamente, a autoeducação dos pequenos usuários. Os quartos devem conter os principais objetos na altura da criança para que, de forma autônoma, ela possa interagir com todo o ambiente. A coordenadora de vendas da Cia do Móvel, Andréa de Campos, elenca alguns itens necessários para surgir um quarto infantil nesse estilo. Confira abaixo.

  • 1) Acessibilidade: como o quarto é pensado para a criança, os móveis e elementos precisam estar posicionados na altura deles e não na altura dos pais. É por isso que o colchão fica quase diretamente no chão, ou em camas baixas, e que os móveis são feitos na altura da criança para que, desde cedo, ela consiga se virar sozinha com algumas coisas, como por exemplo, escolher e guardar os brinquedos.
  • 2) Segurança: já que a liberdade e independências são inerentes, é indispensável que os móveis sejam seguros, feitos com madeira de primeira qualidade, resistentes e bem-acabados. Design com pontas arredondadas é indispensável, além de utilizar berços, camas e cômodas que sigam as normas da ABNT e que estejam dentro das conformidades de qualidade.
  • 3) Experiências sensoriais: Papéis de parede interessantes, com ilustrações e texturas, tapetes lúdicos e com propostas para estimular o toque e os sentidos são ótimos aliados nesse tipo de decoração. Móveis com proposta lúdica e que ajudem na imaginação para cenários e brincadeiras também são excelentes pedidas.
  • 4) Decore de acordo com a idade: para manter o ambiente interessante, troque a decoração com frequência, à medida que a criança for crescendo. Assim, você mantém a proposta de independência e liberdade ativos e acompanhando as fases de crescimento.

 

E-commerce das crianças

A Cia do Móvel, por exemplo, atua no mercado desde o ano 2000 e é certificada com a ISO 9001. Além disso, em 2012, a empresa conquistou a certificação do Inmetro ABNT NBR 15860, que regulamenta os berços fabricados e comercializados em todo o território nacional. Atualmente, a marca tem mais de 1.500 itens em linha entre berços, camas, cômodas, armários e poltronas.

Pensando nessa venda de móveis de maneira online, o Grupo decidiu apostar em algo diferente para o setor. Assim, nasceu o e-commerce Singular Baby, em março deste ano. Na plataforma, o consumidor pode conferir até mil itens entre carrinhos, bebê conforto, cadeirinha para carro e diversos assessórios de decoração como tapetes e bolsas de maternidade, além dos citados acima.

 

Incomum

Caso o ambiente tenha um espaço de sobra e muitas crianças para usá-lo, pensar no quarto de aventuras deixará as brincadeiras ainda mais divertidas. Com o auxílio de algumas escadas e cordas, as crianças podem transitar de um canto a outro do quartinho.

 

Agora, a brincadeira que toda criança já fez pelo menos uma vez na vida, é criar uma casinha para abrigar todos os brinquedos preferidos. Essa mesma ideia pode ser aplicada na cama dos pequeninos.

 

Para os amantes de carro, apostar no quarto dos filhos no ambiente interno de uma Kombi vai agradar aos pequenos e, de quebra, dar um ar retro ao ambiente.

A matéria na íntegra você pode conferir no especial de móveis infantis. Basta clicar aqui. 

Comentários