IMG-LOGO

Veja como cada geração lida com o mercado de trabalho

geracoes_profissionais.png
Imagem: Freepik

É fato que o mercado de trabalho não é estagnado, sempre há um dinamismo quando o assunto é a busca por novos profissionais. Um fator determinante para essa alta volatilidade é a mudança de gerações de trabalhadores e as exigências que cada uma impõe na hora de procurar um novo emprego. Muitas empresas têm reportado que enfrentam problemas para contratar novos funcionários. “A escassez é generalizada”, diz Anaely Machado, economista do Observatório Nacional da Indústria. “A falta de pessoal vai desde as funções mais simples até as mais qualificadas”, acrescenta. 

 

No setor de móveis, muitas indústrias revelam que estão desaposentando alguns colaboradores, especialmente os que atuam no chão de fábrica, por dificuldade de encontrar reposição entre os jovens.  

 

Mas o número de pessoas em idade para trabalhar cresceu 4,6% de 2019 a 2024. Isso significa que apenas 63% das pessoas aptas estavam, efetivamente, no mercado de trabalho no fim de 2024.  “Os dados mostram uma correlação entre a expansão do Bolsa Família e a redução na oferta de mão de obra”, afirma Daniel Duque, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV)…CONTINUE LENDO

Comentários