IMG-LOGO

Venda de berços agora só com selo do Inmetro

Por Edson Rodrigues - 23 de Junho 2014
cantos-arredondados.jpg
cantos-arredondados
Neste sábado (21), venceu o último prazo para a certificação de berços, estabelecida pela Portaria Inmetro 269/2011. A normativa vale para o comércio de berços comuns, dobráveis, conversíveis e drop-side – laterais móveis. Estão isentos do regulamento berços de balanço ou de movimento pendular e berços utilizados para fins hospitalares.

De acordo com Gilvanei Mariuzza, supervisor de Engenharia da Multimóveis Baby, de Bento Gonçalves (RS), antes mesmo da exigência do selo, a empresa já vinha buscando melhorias contínuas no processo de fabricação dos berços por meio de investimentos na adequação de processos internos e de produtos. Porém, Mariuzza enfatiza que começa pelo consumidor a fiscalização da qualidade dos produtos. “Os pais precisam verificar se o produto tem o selo do Inmetro para garantir a segurança necessária às crianças e podem, inclusive, verificar por meio do site do Inmetro a veracidade do selo ao averiguar o número compulsório que consta no mesmo”, alerta.

O prazo para fabricantes e importadores, nacionais e internacionais, encerrou há um ano, em 21 de junho de 2013. Atualmente, para uma fábrica conquistar o selo é preciso seguir uma série de critérios, desde a engenharia do produto, montagem do protótipo com o cumprimento de vários critérios da ISO 9001-2008 e envio a laboratório credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para testes.

Itens avaliados
Com as novas regras, os fabricantes de móveis precisam respeitar a durabilidade do lastro e das grades, projetar cantos arredondados, utilizar tintas atóxicas sem o uso de metais pesados, respeitar o espaçamento entre as grades que deve ser de 4,5 cm a 6,5 cm, evitar peças pequenas como tampas adesivas e trava de segurança na grade móvel. Outro item bastante cobrado é a rastreabilidade de todas as peças do berço. “Ao ser embalado, o berço recebe uma etiqueta com o lote de fabricação, dessa forma o consumidor precisa guardá-lo no caso de futuros problemas com o berço. Esse número de lote que permitirá rastrear a fabricação de todas as pessoas que compõem o berço”, explica Mariuzza.

Foto: Berço da Multimóveis Baby (canto arredondado)

Comentários