IMG-LOGO

Venda de móveis acumula queda de 9%

Por Daniela Maccio - 09 de Agosto 2016

As vendas de móveis em junho permaneceram nos mesmos volumes de maio, segundo pesquisa mensal do IBGE. Tanto naquele quanto neste mês, a receita nominal de vendas ficou em -10,2% e oscilou de -10,6% para -10,4% em volume de vendas. Estes números, naturalmente, não melhoraram o desempenho no acumulado do ano que ficou em -9% em receita e -12,5% em volume de vendas. Nos últimos 12 meses o resultado continua muito ruim: -12,5% em receita e -16,5% em volume de vendas, também em sintonia com os índices verificados em maio. Significa que ainda não há uma efetiva resposta dos consumidores em relação a retomada da economia. Pelo menos não no setor de móveis e eletros, pois esse setor correlato anda mais ou menos junto em termos de desempenho no varejo.

 

As melhores notícias em vendas de móveis mais uma vez vieram da região Sul com alta de 28% em Santa Catarina e 22,3% no Rio Grande do Sul, em junho em receita nominal de vendas. Com isso, o acumulado do mês nestes dois estados ficou em 16,3% e 14,4%, respectivamente. Por sinal, são os únicos estados com vendas positivas no acumulado de 12 meses com alta de 0,5% em Santa Catarina e 1,1% no Rio Grande do Sul. Do outro lado do País, o Ceará também sinaliza recuperação com alta de 6,8% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 0,1% no acumulado de janeiro a junho.

 

Dos 12 estados pesquisados, o de pior desempenho continua sendo o Espírito Santo que despencou 45,3% em junho, acumulado queda de 38,8% no semestre e de 32% nos últimos 12 meses.

 

Veja abaixo o quadro sobre a variação da receita nominal de vendas de junho:

 

Comentários