IMG-LOGO

Venda de móveis começa o segundo semestre sem sinais de melhora

Por Ari Bruno Lorandi - 16 de Setembro 2023
nao-estou-satisfeito-com-os-resultados-deste-mes.jpg
Imagem: Freepik

Em julho de 2023, o volume de vendas do comércio varejista teve alta de 0,7% frente a junho, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,1%. Frente a julho de 2022, houve alta de 2,4%, segunda alta consecutiva nessa comparação. O acumulado do ano até julho (ante o mesmo período do ano anterior) foi de 1,5%. O acumulado nos últimos doze meses foi a 1,6%.

 

Porém, esta não é a realidade do setor de móveis. Julho fecha novamente com queda significativa quando comparada com igual mês de 2022 (-1,5%) em receita nominal de vendas e -6,8% em Volume de Vendas.

 

Na mesma base de comparação, o comércio de móveis nos primeiros sete meses deste ano mostra 0,4% de alta na receita e 7,2% de queda em volume.

 

A variação acumulada em 12 meses revela números ainda piores: -0,2% em receita e -10,5% em volume.

 

Importante considerar também que todas as regiões apresentam comportamento semelhante. Os maiores estados de cada região (exceto o Sul) registram as maiores quedas no acumulado do ano.

 

Rio de Janeiro apresenta o pior resultado e do outro lado o melhor se verifica em Goiás que, junto com o Rio Grande do Sul, são os únicos com dados positivos.

 

leia: Venda de móveis no varejo ainda não deu sinal de melhora

 

Veja abaixo o gráfico do comportamento mensal de receita e despesa e o quadro com a variação do país e dos estados entre os meses de janeiro a julho de 2023 com dados do IBGE:

 

 

 

Comentários