IMG-LOGO

Vendas de móveis aumentaram 10% no RS

Por Edson Rodrigues - 06 de Setembro 2012
208.jpg
208
Os consumidores do Rio Grande do Sul estão aproveitando a redução do imposto sobre produtos industrializados para comprar móveis. As vendas aumentaram em média 10% desde o início do ano, segundo a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).

O crescimento na venda de imóveis acabou impulsionando o setor moveleiro. Em uma fábrica em Porto Alegre, o número de pedidos já aumentou em 50%. O número de funcionários passou de 15 para 22. Para ajudar, o IPI da matéria-prima, que antes era de 5%, baixou para zero, beneficiando pequenos e grandes empresários.

"Os pequenos têm a redução na compra de matéria prima e os grandes têm na compra e na venda de seus produtos", disse o empresário Flavio Goulart de Oliveira.

A medida traz benefícios para os empresários, mas o governo espera ajudar, e muito, os consumidores. No entanto, é preciso que as pessoas fiquem de olho na hora da compra, sempre conferindo se os preços estão realmente mais baixos.

"O consumidor deve guardar essa grande notícia como um efeito muito positivo no preço só se os empresários baixarem realmente os preços", disse o economista Alfredo Meneguetti.

O motorista Ricardo Machado Pires esperou ter certeza da redução para comprar. Depois da espera por melhores preços, já trocou o roupeiro e o sofá. "Tem que ficar acompanhando”, disse o motorista.

Uma fábrica de móveis em Bento Gonçalves, na Serra, abriu 10 novas vagas de trabalho para dar conta da produção. E estão de olho em um novo mercado.

"As classes B e C, que são as maiores massas no Brasil", disse o diretor comercial Euclides Longhi.

(Fonte: G1)

Comentários