IMG-LOGO

Vendas do varejo crescem 2,1% em novembro após Black Friday

Por Natalia Concentino - 15 de Dezembro 2021
17473-couple-with-salesman-in-furniture-store_(1)-770x499.jpg

O varejo nacional apresentou alta de 2,1% em novembro, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020. Os dados são do índice ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), calculados pela empresa de meios de pagamento, divulgados nesta quarta-feira (15).

A alta nas vendas de novembro mostra uma aceleração do ritmo no setor, que teve leve queda de 0,8% em outubro. Os seis meses anteriores haviam sido de alta.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o índice registrou alta de 14,5%.

Segundo a empresa, ao ajustar os efeitos de calendário, o crescimento nominal foi de 13,4% e, descontando a inflação, a alta do setor varejista foi de 1,2% ante igual mês do ano passado.

leia: VAREJO REGISTRA CRESCIMENTO DE 6,3% DURANTE BLACK FRIDAY

“Um possível fator que colaborou com o fechamento positivo do índice foi a diluição das vendas relacionadas à Black Friday durante todo o mês de novembro. Isso ficou comprovado porque o crescimento das vendas no final de semana da Black Friday em si foi inferior ao apurado no restante do mês”, afirmou a Cielo em comunicado ao mercado.

A empresa também disse que efeitos do abrandamento de medidas de isolamento colaboraram positivamente para o resultado.

“Entretanto, apesar do fechamento positivo deste mês, quando descontado o efeito inflacionário no período, o varejo ainda se encontra abaixo do patamar observado no mesmo período em 2019”, completou a companhia.

(Com informações Reuters)

Comentários