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Via se descola no varejo e reporta lucro de R$ 6 milhões

Revisado Natalia Concentino - 13 de Agosto 2022
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Imagem: Money Times/Gustavo Kahil

A Via Varejo reportou lucro líquido contábil de R$ 6 milhões no segundo trimestre de 2022, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (11). O resultado representa um recuo de 95,5% em relação ao mesmo período de 2021, quando a varejista reportou ganhos de R$ 132 milhões.

 

Fazendo a reconciliação, o lucro operacional da companhia atingiu R$ 16 milhões. A receita bruta recuou 3,7% e totalizou R$ 8,98 bilhões.

 

O GMV (volume bruto de mercadorias) teve queda de 3,5% na mesma base de comparação, a R$ 11 bilhões. O resultado foi influenciado por um recuo de 19% no segmento de omnicanalidade 3P, reflexo da “execução de nossas estratégias de estímulo da cauda longa, o que resultou na recomposição de ticket médio no canal”, explicou a Via.

 

O GMV bruto de lojas físicas totalizou R$ 6 bilhões, o que representa um crescimento de 18,4% em relação a um ano antes, refletindo a melhoria no fluxo das lojas e maior conversão.

 

O desempenho SSS (Vendas Mesmas Lojas) registrou aumento de 11,8% no trimestre.

 

A receita líquida da companhia contraiu 2,9% no comparativo anual, para R$ 7,64 bilhões.

 

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado totalizou R$ 690 milhões, com margem de 9%. O Ebitda ajustado operacional foi de R$ 748 milhões, com margem de 9,8%.

 

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Provisões trabalhistas

 

No segundo trimestre, a Via reportou R$ 252 milhões de saída de caixa referentes a processos trabalhistas, sendo R$ 169 milhões por condenações por decisão da justiça trabalhista e R$ 83 milhões em acordo por decisão da Via. O total de entradas de processos foi 52% menor em relação ao ano passado.

 

O impacto de caixa previsto para 2022 está entre R$ 1,5 a 2 bilhões, com impacto nos resultados entre R$ 0,9 a 1 bilhão.

 

Em relação a créditos tributários, a varejista conseguiu, em seis meses, monetizar R$ 837 milhões dos R$ 1,83 bilhão previstos para o ano. A companhia tem expectativa de monetizar ainda R$ 998 milhões entre julho e dezembro.

 

(Com informações MoneyTimes)

 

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