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Via Varejo prevê dez lojas Smart em janeiro

Por Evelyn - 24 de Janeiro 2018
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A Via Varejo, controladora da Casas Bahia e do Pontofrio, deve inaugurar mais três lojas no formato Smart nos próximos dias. Lançado há alguns meses, o formato prevê uma maior integração do canal online com o físico e adota uma série de ferramentas que garante uma análise mais aprofundada do comportamento do consumidor dentro das lojas.

 

A primeira loja nesse formato foi inaugurada em novembro de 2017, com uma unidade Pontofrio no Shopping Iguatemi, em Canoas (RS). À época, a previsão era de que que até o final 2017 a rede já tivesse dez lojas no formato inauguradas.

 

Em contato com Via Varejo, a Móveis de Valor apurou que no momento sete unidades estão funcionando. A empresa informa, no entanto, que a previsão de dez lojas operando deve concretizar-se ainda esse mês.

 

 

Expansão acelerada

 

Nos últimos dias, várias unidades iniciaram suas operações. Na semana passada, foram duas unidades: no bairro de Itaquera, em São Paulo, e outra na cidade de Fortaleza (CE). As três se somam a outras já inauguradas: em Aparecida de Goiânia (GO), Petrolina (PE), em Canoas (RS), Carapicuíba (SP) e Criciúma (SC).

 

As aberturas fazem parte de um plano de expansão que prevê 70 a 80 unidades do formato “smart” ainda este ano, além da conversão de operações já existentes para o modelo. O objetivo é que até 2019 todas as lojas da Via Varejo sejam convertidas ao novo formato.

 

De acordo com a empresa, o formato Smart permitirá à empresa levar as bandeiras Casas Bahia e Pontofrio para regiões em que as redes ainda não estão presentes, ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência de compra aos clientes com maior integração dos ambientes online e físico, aumentando ainda mais as possibilidades para Retira Rápido (compra no site para retirar na loja), atendendo a um comportamento de compras cada vez mais multicanal.

 

Aumento nas vendas

 

A empresa ainda prevê um aumento da conversão de vendas e da produtividade. A expectativa da Via Varejo é um crescimento de entre 25% a 30% no faturamento por metro quadrado. O incremento na venda por metro quadrado, uma das principais métricas para a produtividade de uma loja, é explicado pela redução do espaço, em relação ao modelo convencional, com uma manutenção do faturamento.

 

De acordo com a companhia, o modelo “smart” a rede adota ferramentas de medição de fluxo em tempo real e de mapa de calor, o que permite uma melhor gestão da conversão de vendas. Além disso, para o final do semestre, uma funcionalidade que será incorporada a operação, e que também tende a contribuir na conversão, é a integração com o histórico do e-commerce. Quando o consumidor entrar na loja e se identificar, o sistema da Via Varejo vai carregar todo o histórico de navegação e compras daquele cliente.

 

A empresa, que faz parte do Grupo Pão de Açúcar (GPA), também tem planos de permitir a venda de produtos do marketplace dentro da loja, através de totens de autoatendimento. Com a integração com o marketplace, outra solução que a empresa passaria a oferecer é a possibilidade de o consumidor comprar na plataforma, com os lojistas parceiros, e retirar o produto nas lojas físicas da rede, como já é feito com os itens vendidos diretamente pelo site da Casas Bahia e do Pontofrio.

 

Outros formatos

 

E para testar ainda mais soluções, ontem (23), a rede de móveis e eletrodomésticos lançou ainda um novo modelo de varejo com sua sua primeira loja "física digital". A unidade inaugurada no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo, disponibiliza todos os produtos à venda no comércio eletrônico do Pontofrio, alguns fisicamente e outros por meio de realidade virtual, com vitrines e prateleiras interativas que mostram diversos itens por dentro e por fora em tamanho real e permitem aos clientes acessar informações técnicas. Diferentes do modelo Smart, a Via Varejo planeja abrir mais uma ou duas lojas físicas digitais neste ano.

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