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5 dicas de ambientação para a sua loja vender mais móveis

Por Gabrielly Zem - 27 de Abril 2021
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Grazi Silveira é designer de interiores e produz conteúdos sobre tendências de decoração e móveis em seu blog @construindominhacasaclean. Em live com a Móveis de Valor ela compartilhou dicas de decoração para casas nesse período de isolamento social. Grazi citou a melhor maneira de montar espaços para home office e deu dicas de como mobiliar e decorar varandas, partes da casa que passaram a ganhar mais destaque durante a quarentena. Além disso, a designer de interiores aproveitou para trazer dicas de como ambientar melhor uma loja de forma que ela atraia mais clientes.

A partir dessa entrevista, separamos cinco dicas de ouro da Grazi Silveira de como montar sua vitrine e distribuir melhor seus produtos dentro da loja. Confira:

 

1. Saiba fazer um bom vitrinismo

Pesquisas recentes têm mostrado que a vitrine da loja contribui até 70% para o fechamento de vendas. Esse ambiente é a capa da loja, é onde fica exposto tudo o que ela pode oferecer.

Fazer um bom vitrinismo é o segredo para atrair os clientes que estão passando na rua. E, muitas vezes, as pessoas entram sem a intenção de comprar, apenas por se sentirem provocadas pela vitrine, mas, no fim, acabam encontrando algo interessante e comprando. Para conseguir fechar mais vendas, é preciso saber mexer com os sentimentos e emoções do cliente através da vitrine e, dessa maneira, despertar nele o desejo de adquirir seus produtos. 

A melhor forma de montar uma vitrine é optar por expor novidades, tendências e itens bonitos que chamem a atenção. Também é importante sempre colocar no mínimo três produtos do mesmo perfil, mas com preços diferentes, deste modo você irá atrair clientes de diferentes classes sociais.

A iluminação da vitrine também é muito importante. É interessante contratar um profissional para fazer o projeto de iluminação dessa parte da loja, de forma que a luz favoreça seus produtos e chame mais a atenção de quem passa pela rua. Uma iluminação bem projetada faz toda a diferença para deixar a decoração mais impactante e promover uma sensação maior de acolhimento ao cliente. É importante reiterar que a luz não é determinante apenas na vitrine, mas também dentro da loja, afinal, ela permite que o cliente tenha mais facilidade para ver a cor e a textura do item que está comprando.

Outro ponto importante é estar constantemente atualizando sua vitrine. Lembre-se: há pessoas que passam diariamente pela sua loja, então se você mantiver por muito tempo os mesmos produtos, você nunca irá chamar a atenção desses potenciais clientes.

 

2. Crie ambientes em sua loja

Para decorar a loja de forma que ela passe a atrair mais clientes não basta distribuir seus produtos de qualquer maneira. Como, por exemplo, deixar em exposição um colchão com plástico por cima, porque isso não vai despertar desejo de compra. O ser humano é muito visual, portanto, ele primeiro decide se gostou da embalagem para depois verificar o produto. Por esse motivo é essencial pensar na distribuição de seus produtos pela loja, sempre buscando despertar emoções e sensações em seus clientes.

Na hora de expor itens para quartos, por exemplo, monte uma cama com um jogo de cama sofisticado, uma colcha bonita, almofadas em cima e com todos os itens seguindo uma paleta de cores neutras que trazem um ar de aconchego e sofisticação. Criando esse ambiente dentro da loja, o cliente que entrar ali vai sonhar com aquela cama e imaginá-la em seu quarto.

 

LEIA: VEJA 6 DICAS PARA MELHORAR MUITO OS RESULTADOS DA SUA LOJA

 

3. Setorize sua loja por ambientes

Setorize a decoração da sua loja por família. Reserve um canto da loja para incluir todos os itens de móveis e decorações destinados a quartos, faça o mesmo com itens para cozinha, sala, banheiro e assim por diante. Monte ambientes com decoração, papel de parede e móveis, desse modo você irá mexer com os sonhos das pessoas que visitam a loja.

Outro benefício de agrupar os itens por ambientes é que, os clientes, ao visitarem aquele setor, podem não ter condições de comprar uma cama, por exemplo, mas acabam levando uma cômoda ou uma prateleira. Essa é a importância de setorizar tanto na vitrine quanto dentro da loja, criando ambientes com produtos mesclados e valores diversos (nunca coloque apenas os produtos mais caros ou só os mais baratos), dessa forma você mostra aos clientes que a loja possui variedade e preços acessíveis.

 

4. Saiba aproveitar a zona quente da sua loja

Você sabia que toda loja possui uma zona quente? Isso significa que todos os clientes tendem a se deslocar para o mesmo lado ao entrar em um estabelecimento.  Essa “zona quente” é sempre o lado direito. Sabendo disso, posicione seus produtos de maior destaque nessa região.

 

5. Monte um ponto focal estratégico em sua loja

Ter um ponto focal no centro da loja é uma excelente estratégia para fazer com que os clientes não fiquem apenas nos setores dos itens que desejam comprar. Para montar o ponto focal, utilize um cenário de coisas bonitas, produtos luxuosos, tendências e itens que despertem a curiosidade dos clientes fazendo com que eles se movam até o centro da loja para olhar o que está chamando a atenção. Ao fazer isso você incentivará o seu cliente a andar por toda a extensão do estabelecimento e, muitas vezes, as pessoas acabam encontrando outros itens que nem pensavam em comprar.

 

Gostou das dicas da Grazi Silveira? Então não deixe de conferir a entrevista na íntegra clicando aqui. Em nossa conversa ela trouxe várias outras orientações, compartilhou conosco as tendências de decoração e móveis para 2021 e contou um pouco mais sobre o blog Construindo Minha Casa Clean. Para não perder as próximas lives com influenciadores do setor que estão sendo feitas pela Móveis de Valor, siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, Youtube).

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