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Amazon abre centro de distribuição em SP

A gigante do comércio eletrônico Amazon inaugurou no último dia 22 seu primeiro centro de distribuição direta de produtos da América do Sul. Localizado em Cajamar, a 45 km de São Paulo, o armazém de 47 mil m² passa a integrar o portfólio dos mais de 175 “Fulfillment by Amazon”, como são chamados os depósitos da empresa no mundo

 

Mais de 120 mil produtos já estão estocados em Cajamar, número que deve aumentar de forma gradativa conforme a demanda. Clientes poderão adquirir itens de 11 categorias de consumo no site e recebe-los em qualquer lugar do país. A entrega gratuita vale para pedidos de R$ 99, em caso de livros e games, e de R$ 149 em demais itens.

 

Os armazéns fazem parte da estratégia IP (venda direta) da empresa, que comercializa e envia o produto aos CEP’s Isso agrega ao já consolidado marketplace (diferentes lojas em um espaço virtual) da Amazon no Brasil, disponível desde 2017.

 

A Amazon replica o mesmo modelo de funcionamento interno em todos os armazéns. As mercadorias são dispostas de forma aleatória em prateleiras divididas em centenas de ilhas. Esteiras rolantes levam os objetos, que são rastreados com código de barras, até os trabalhadores.

 

Apenas 26 centros de distribuição no mundo são robotizados e automatizados, com processos de inteligência artificial e máquinas que retiram produtos de prateleiras e entregam a trabalhadores.

 

No Brasil, o trabalho é humano. Funcionários recebem as unidades, alocam nas prateleiras, direcionam para esteiras, etiquetam e embrulham. Há um estúdio de fotografia dedicado a aperfeiçoar a imagem dos produtos no site.

 

A Amazon não abre números de empregos no novo centro, mas fala em centenas

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