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Amazon pode iniciar operação própria no Brasil

Por Jeniffer Oliveira - 17 de Outubro 2018
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A varejista norte-americana Amazon, uma das líderes do comércio eletrônico mundial, está prestes a dar um grande passo para firmar sua posição no Brasil, mesmo diante das incertezas econômicas e políticas. A empresa que atua em diversas áreas, inclusive na categoria de móveis, estaria prestes a abrir uma loja online direta aos consumidores brasileiros, superando modelo de marketplace que pratica há seis anos.

 

A informação é do veículo Business Insider, que conversou com um analista do BTG Pactual. Este, por sua vez, afirma ter conversado com fornecedores e parceiros da Amazon. Tudo indica que a Amazon deve começar as vendas diretas ainda este mês, ofertando desde produtos de bebês e brinquedos até computadores e eletrônicos.

 

 

A gigante já realiza vendas por aqui desde 2012, começando pelos seus icônicos livros. Desde o ano passado a empresa diversifica seu catálogo de produtos, com a entrada de eletrônicos. Depois, anunciou produtos de casa e cozinha. Em agosto de 2018, foi a vez das roupas e dos artigos esportivos.

 

Tudo isso no modelo de marketplace, pelo qual a Amazon fornece apenas sua vitrine online, o atendimento ao cliente e o processamento dos pagamentos. As marcas ficam responsáveis pelo estoque, pela precificação e pela logística de entrega de seus produtos.

 

Em fevereiro deste ano, porém, a Amazon já havia dado sinais de que queria mudar a situação. De acordo com a Reuters, ficou de olho em um depósito de distribuição de 50 mil metros quadrados ao redor da cidade de São Paulo. Um mês depois, falou com produtores sobre planos de estoque e distribuição. Em abril, conversou com a companhia aérea Azul sobre entregas. Neste mês, supostamente fechou um piloto com a startup de logística por caminhões CargoX.

 

A criação de uma loja online direta, totalmente operada pela Amazon, imitaria a experiência ágil de varejo que a gigante do e-commerce possui em outros países, como em seu país de origem, os Estados Unidos. Isso se a gigante conseguir vencer o complicado sistema brasileiro em tributação e logística, esforço que a gigante parece estar fazendo há anos, em passos comedidos em relação a outras apostas mais agressivas, como as feitas na Índia. O movimento da Amazon é contrário ao de um grande concorrente, a rede Walmart, que vendeu 80% de sua operação no Brasil ao fundo Advent.

 

 

Cenário

 

A Amazon já chegou a ultrapassar o valor de mercado de 1 trilhão de dólares – hoje está por volta dos 843 bilhões de dólares, por conta de uma queda generalizada de ações das empresas de tecnologia.

 

Enquanto isso, o mercado brasileiro de comércio eletrônico continua a ser atrativo, mesmo passando por incertezas. Em 2017, o País registrou 55 milhões de compradores em e-commerces, com 111,2 milhões de compras online a um ticket médio de 418 reais.

 

O total faturado pelo setor no ano passado foi de 47,7 bilhões de reais. A adoção crescente dos smartphones deixa o setor otimista: a Ebit estima um crescimento de 12% para o mercado de e-commerce brasileiro, que deve finalizar 2018 com uma receita total de 53,5 bilhões de reais.

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