Aumento na exportação de painéis e queda na produção de móveis

A Semana Moveleira traz dados da pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que revelam uma oscilação mês a mês da produção de móveis. Junho fechou com uma queda de 5,2% na comparação com o mês imediatamente anterior. Para se ter uma ideia, em janeiro o volume havia aumentado 2,6%. Depois a produção apresentou recuo em fevereiro, março e abril, voltando a ter um aumento somente em maio.

Varejo

A Ikea está se preparando para abrir na Espanha sua primeira unidade denominada Store XS, um novo conceito de loja da varejista.  Essas lojas são bem menores do que as tradicionais, que costumam ter cerca de 30 mil metros quadrados. As lojas desse novo formato devem ter entre 5 e 10 mil metros quadrados e serão instaladas em grandes centros urbanos. Por serem menores, essas unidades vão expor apenas uma parte dos produtos da varejista, mas os clientes vão ter acesso ao catálogo completo e poder comprar online.

Mercado de colchões

Na última quinta-feira (05), Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group, conduziu uma live com Rogério Coelho, presidente da Abicol, sobre o futuro do setor de colchões. Eles discutiram sobre as mudanças de hábito em relação ao sono e a exigência do consumidor. Lorandi e Coelho acreditam que esse é o momento de aproveitar com sabedoria a oportunidade de elevar o setor a outro patamar. A live completa está disponível no nosso canal do Youtube.

Exportação

Dados do Comex, órgão do Ministério da Economia, informam que as vendas externas de painéis de madeira aumentaram 29,5% nos primeiros seis meses deste ano em comparação com igual período do ano anterior. Em volume exportado a alta é de 10,9%, o que revela alta no preço dos produtos.

Gestão

O Brasil Mais é um programa do governo federal que está sendo subsidiado pelo Senai do Paraná e trazendo resultados importantes para as indústrias do estado. O programa tem como objetivo trazer melhorias rápidas, de alto custo e baixo impacto.  Até o mês de julho, 253 empresas passaram pelo programa.  Em um estudo realizado pelo Senai, foi constatado um ganho médio de produtividade por mês nas indústrias da região de mais de 1 milhão e 600 mil reais, sendo que o ganho anual projetado supera os 19 milhões de reais.

Eventos

Do dia 02 de agosto até o dia 05 aconteceu a ForMóbile Xperience. Com um formato totalmente online, a feira promoveu palestras e debates sobre temas relevantes para o nosso setor. Mais de 200 expositores participaram do evento e criaram seus estandes virtuais. A plataforma Xperience é bem semelhante a uma rede social e fez com que a interação entre expositores e visitantes ficasse ainda mais fácil.

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato

Você já conhece e segue nossas redes sociais?