IMG-LOGO

Black Friday: 60% dos lojistas estão otimistas para vendas

Revisado Natalia Concentino - 28 de Setembro 2023
black_friday.png
Imagem: Freepik

A Black Friday, data mais importante para o varejo online, está próxima e a maioria dos empreendedores está otimista (60%). O número de lojistas participantes da Black Friday deve aumentar: 93% afirmam que realizarão campanhas promocionais neste ano, sendo que somente 53% realizaram em 2022. É o que aponta nova edição da pesquisa “Aquecimento Black Friday 2023” realizada pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
 

“A Black Friday é um momento bem aguardado pelo varejo online por ser uma das datas de maior impacto no faturamento anual. É importante que o empreendedor se prepare para obter os melhores resultados, atentando-se à transparência com o consumidor, sem oferecer descontos falsos, e priorizando o bom atendimento e entrega. Para evitar cair no erro de usar a data apenas para vender produtos parados no estoque, recomendo um bom planejamento, escolhendo um mix de produtos interessantes e atrativos para os consumidores”, comenta Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop. 
 

O levantamento também mostra que a data é importante no faturamento anual de 64,5% dos pequenos e médios empreendedores online. Para metade deles, o aumento esperado no faturamento de novembro é de até 30% (em comparação a outubro); enquanto apenas 9,6% acreditam que não haverá aumento. 

A maioria (93%) pretende realizar campanhas promocionais para a data. Para competir com as grandes marcas, as PMEs estão apostando na realização de promoções por um período maior do que apenas a sexta-feira. Cerca de metade dos pequenos e médios negócios online (49%) realizará promoções durante toda semana da Black Friday; 15% durante duas semanas; e 21,6% em todo mês de novembro. 

 

leia: Black Friday: consumidor acessa mesmo site 4 vezes até comprar


Pouca antecedência na preparação 

A pesquisa também indica o período de planejamento e organização dos lojistas para a data: 35% relataram começar as atividades entre um e dois meses antes da Black Friday; e 30,5% se preparam entre um mês e quinze dias antes. Apenas 12% se preparam com mais de dois meses de antecedência. 

 

“Quanto antes o empreendedor se preparar, melhores ações promocionais conseguirá realizar e, consequentemente, maiores as vendas, sem comprometer seu orçamento e organização para oferecer frete grátis e descontos. Indico criar um cronograma de conteúdos e preparações, prevendo as alterações necessárias no site para a campanha, estabelecimento dos preços e gestão de grupos VIPs com clientes fiéis”, comenta Marcela.
 

A pesquisa “Aquecimento Black Friday 2023” foi desenvolvida com uma amostra da base de pequenos e médios empreendedores online da Nuvemshop durante o mês de agosto de 2023.

Comentários