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Black Friday redefine calendário do setor para aquecer vendas

Revisado João Caetano - 07 de Novembro 2025
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O que antes era um evento pontual no fim de novembro tornou-se uma engrenagem importante na estratégia comercial de diversos setores, e o moveleiro não poderia ficar de fora. A Black Friday, tradicionalmente associada aos setores de tecnologia e eletrônicos, conquistou de vez o mercado de móveis e decoração, e hoje dita o ritmo das promoções e lançamentos ao longo de todo o ano.

 

Segundo Cadu Correa, diretor de estratégia, expansão e novos negócios do grupo M55, referência no mercado do design brasileiro de mobiliário e que atua na gestão varejista de importantes marcas como estudiobola, Aristeu Pires e a multimarcas Made55, o evento mudou o comportamento das marcas e do consumidor. “A Black Friday deixou de ser uma data isolada para setores específicos. Ela passou a orientar o calendário de promoções, o planejamento de estoque, campanhas e até lançamentos de produto nas mais diversas áreas. Muitas empresas, inclusive, já estruturam o segundo semestre pensando nesse momento”, explica.

 

Leia: Quais são as tendências de compra para a Black Friday 2025?

 

No varejo moveleiro, antes da consolidação da Black Friday, grande parte das promoções se concentravam em períodos de troca de coleções. Hoje, o mês de novembro se transformou em um ponto de destaque na virada do calendário, já que os consumidores aguardam a data para também adquirir móveis. Para Correa, a mudança trouxe vantagens competitivas: “O setor aprendeu a usar a data não apenas para liquidar estoque, mas para fortalecer o relacionamento com o consumidor, oferecendo oportunidades reais de compra e fidelização. A ideia é mostrar que qualidade e preço competitivo podem andar juntos. E as promoções não se concentram apenas na última sexta-feira do mês, elas já começaram”, afirma o empresário.

 

A consolidação da Black Friday como evento estratégico reflete a maturidade do setor moveleiro. Afinal, o consumidor está mais informado e exige coerência entre discurso e prática. Assim, empresas que planejam com antecedência, comunicam com transparência e apostam em valor agregado, saem na frente.

 

Como resultado, as projeções para as vendas de móveis para a Black Friday deste ano são otimistas. Com o reaquecimento dos segmentos de construção e reforma, a expectativa, segundo dados da Fecomércio, é de que o setor moveleiro registre crescimento de cerca de 14,8%.

 

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