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Branding: como indústria moveleira pode aproveitar as vantagens?

Revisado Natalia Concentino - 20 de Dezembro 2023
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Créditos: Delmaine Donson I iStock

O setor moveleiro constantemente enfrenta alta concorrência e um mercado até mesmo saturado. Diante desse cenário, saber inovar e se diferenciar é essencial. Assim, o branding pode ser uma ótima forma de tornar isso possível.

 

Mas o que é o branding? No contexto moveleiro, o branding é uma maneira de criar uma identidade diferenciada para a marca. No entanto, não se resume apenas a isso. É trazer, além de um simples logotipo, toda a promessa da marca e os valores que ela carrega consigo.

 

Para uma empresa do setor moveleiro, criar e utilizar um branding significa ir além da funcionalidade dos produtos, incorporando design, durabilidade e sustentabilidade em uma narrativa coesa que cause um bom e impactante efeito nos consumidores.

 

Os móveis são sempre lembrados pelo design único e pelas características próprias. Uma empresa que atua nesse ramo precisa incorporar isso em sua imagem também. Isso cria um vínculo com o público-alvo que vai além e transcende apenas o que está sendo vendido. Com um bom branding, o impacto é ainda maior.

 

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Como aproveitar essas vantagens?

 

A identidade visual de uma marca é essencial. Em um setor tão concorrido, aquela que tem a sua mais desenvolvida e marcante sempre se destaca. Existem diversas formas de desfrutar das vantagens que um bom branding garante.

 

Uma delas é proporcionar à empresa do setor moveleiro uma história por trás de cada peça de mobiliário que crie uma ligação emocional entre o produto e o consumidor. Neste caso, o interessante é destacar justamente o diferencial da empresa. Se há uma abordagem mais sustentável, utilizar isso a favor da marca é um grande exemplo.

 

Para se destacar mesmo, um branding aplicado à indústria moveleira não pode prescindir de elementos como qualidade e inovação, indo além do básico e do que a concorrência está fazendo.

 

A aplicação de um branding desenvolvido garante um destaque no mercado, diante da forte concorrência. Além disso, cria uma conexão ainda maior com os clientes e, consequentemente, uma fidelização maior, uma vez que o laço se torna emocional também.

 

A criação de uma identidade visual bem desenvolvida e que seja a cara da empresa de móveis ajuda a transmitir os valores da empresa, o que sempre chama a atenção do público consumidor. Inclusive, isso pode ser feito por meio do desenvolvimento de storytelling, que projeta, por exemplo, a história da empresa ou até mesmo a criação dos produtos em questão.


O branding surge como uma estratégia de longo prazo para alavancar as vendas. Além dessas estratégias, empresas desse setor também podem aderir à implementação de um sistema ERP para pequenas empresas. O ERP oferece uma abordagem integrada para gerenciar todos os aspectos do negócio, desde o controle de estoque e produção até as operações financeiras. No setor moveleiro, isso, unido ao branding, pode projetar ainda mais a empresa. 

 

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