IMG-LOGO

Casas Bahia vai abrir oito lojas Smart no Sul

Por Jeniffer Oliveira - 07 de Novembro 2018
Smart-cliente.jpg

A rede de móveis e eletros Casas Bahia deve inaugurar oito novas unidades na região Sul até o fim do ano, seis no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina e uma no Paraná. O investimento faz parte de uma nova estratégia da Via Varejo, administradora das marcas Casas Bahia e Pontofrio, em unificar as operações física e digital.

 

Batizado como “Smart”, o novo modelo de negócio vai integrar as lojas físicas ao sistema de e-commerce da Via Varejo, possibilitando que a compra de produtos pela internet com retirada nas unidades físicas. “Com o modelo Smart, poderemos implementar lojas mais enxutas e levar nossas bandeiras para novos mercados ou marcar presença em locais que já estamos de forma mais eficiente", afirma diretor de modelo de vendas da Via Varejo, Marcelo Nogueira.

 

Desde que retornou ao Rio Grande do Sul, em 2015, a Casas Bahia vem expandindo sua rede de lojas para o interior gaúcho. Nesta semana, serão abertas duas unidades já no formato do novo modelo, em Passo Fundo, na região Noroeste, e em Torres, no Litoral Norte. Outros três municípios devem receber lojas da rede até dezembro. Em Santa Catarina, será inaugurada uma unidade no Vale do Itajaí. A loja paranaense ficará na região noroeste.

 

Os diferencias do modelo Smart

 

A primeira neste formato no Brasil foi inaugurada em novembro de 2017 em Canoas (RS). O novo modelo conta com maior integração dos ambientes online e físico, no qual os clientes podem contar com um novo Sistema de Vendas, que garante acesso ao catálogo de outros produtos que não estão em exposição, bem como todos os itens próprios comercializados no site. O formato integrado também permite aos assessores de vendas consultarem o histórico dos produtos pesquisados pelo cliente nos sites ou em outras lojas da rede, realizando um atendimento exclusivo.

 

A unidade também comercializa fisicamente produtos de cauda longa, como livros, pneus e outros itens que não fazem parte das categorias eletroeletrônicos e móveis. As lojas foram projetadas para operar com maior otimização dos produtos expostos, priorizando as principais categorias e os itens com maior giro de vendas, além da aplicação de novas tecnologias para demonstração de produtos não expostos fisicamente nas lojas.

 

Outra novidade é o modelo de atendimento multi-skill, no qual assessores de vendas vão acompanhar a jornada de compra dos clientes desde a apresentação dos produtos, até o pagamento, proporcionando atendimento personalizado e melhor experiência de compra. Atualmente, o cliente pode interagir com até quatro pessoas: vendedor, crediário, caixa e estoque.

 

“O formato Smart permitirá à empresa levar as bandeiras Casas Bahia e Pontofrio para regiões em que a rede ainda não está presente, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência de compra aos clientes com maior integração dos ambientes online e físico, aumentando ainda mais as possibilidades para ‘Retira Rápido’ (compra no site para retirar na loja) e atendendo um comportamento de compras cada vez mais multicanal”, explica Head de Omnicanalidade da Via Varejo, Marcos Perim.

 

O novo formato contará ainda com Wi-fi gratuito, no qual os clientes terão à disposição banda larga de grande escala, facilitando a experimentação streaming de TV’s Smart, smartphones e games. As unidades também contarão com antenas espalhadas pela loja, para comunicação com um software de mapa de calor, consolidando informações sobre o comportamento de circulação e compra dos consumidores que estiverem com o Wi-Fi do smartphone ligado.

 

“No antigo formato, precisávamos de unidades fisicamente grandes, fazendo com que buscássemos, geralmente, regiões maiores para garantir a rentabilidade. Agora, com o modelo Smart, poderemos implementar lojas mais enxutas e levar nossas bandeiras para novos mercados ou marcar ainda mais presença em locais que já estamos de forma mais eficiente”, afirma Perim.

Comentários