IMG-LOGO

Compras de fim de ano: esta é a época para fazer compras online

Revisado Natalia Concentino - 11 de Dezembro 2023
vista-de-cima-compras-online-de-natal.jpg
Imagem: Freepik

Hoje marca a “Segunda-feira Verde”, a prima menos conhecida da Cyber ​​​​Monday descreve assim a segunda segunda-feira de dezembro. Originalmente cunhado pelo eBay em 2007 para comemorar o que considerou ser um dos dias de compras mais movimentados do ano, devido à frenética atividade de compras de presentes de última hora, muitos varejistas ainda comemoram a segunda segunda-feira oferecendo promoções e descontos aos compradores que tentam cumprir o prazo de envio de Natal.

 

Embora seja um fato há muito estabelecido que as vendas no varejo variam com as estações, normalmente aumentando no trimestre de férias, as vendas no comércio eletrônico seguem o mesmo padrão numa extensão ainda maior. 

 

De acordo com dados do US Census Bureau, a participação das vendas do comércio eletrônico no total das vendas a varejo é significativamente mais elevada no quarto trimestre de cada ano do que nos restantes nove meses. 

 

No quarto trimestre de 2022, por exemplo, as vendas do comércio eletrônico representaram 16,3% das vendas a varejo nos EUA, em comparação com 14,4, 13,7 e 14,1% no primeiro, segundo e terceiro trimestre do mesmo ano.

 

A pandemia de Covid-19 acelerou esta mudança, uma vez que as vendas online aumentaram de forma incomum no segundo trimestre de 2020 e permaneceram elevadas desde então. 

 

leia: E-commerce promete bater recorde de vendas no Natal

 

Curiosamente, o aumento da participação das compras online no gasto total durante a temporada de férias é menos pronunciado agora do que era em tempos pré-pandêmicos. 

 

Em 2021 e 2022, a participação do comércio eletrônico no quarto trimestre foi 14 e 16 por cento acima da média do primeiro ao terceiro trimestre, respectivamente. Antes da pandemia, a diferença era normalmente de 25 a 30 por cento, indicando que o comércio eletrônico desempenha agora um papel mais importante ao longo do ano.

 

(Com informações www.statista.com)

Comentários