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Consumidores de móveis dos EUA pagam mais caro por tarifaço

Revisado Natalia Concentino - 15 de Outubro 2025
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Imagem: Freepik

O consumidor americano está insatisfeito com o custo dos bens duráveis, especialmente móveis, em um cenário de fadiga tarifária. Uma nova pesquisa nacional da LEK Consulting com 2.000 adultos em setembro de 2025 revela que a pressão dos preços está forçando compradores a buscar opções mais baratas.

 

A Insatisfação do Consumidor com Preços

 

A pesquisa aponta que a maioria dos consumidores se sente sobrecarregada pelo aumento de preços e pela crença de que são eles que pagam as tarifas (68% dos entrevistados).

 

Categoria de Móveis

% que acredita ter pago preço alto

Geral (Bens Duráveis)

61%

Móveis (Geral)

60%

Mesas de Jantar

66%

Sofás

62%

Colchões

61%

 

Carter Bielen, diretor administrativo da LEK Consulting, alerta que os preços de móveis estão subindo mais rapidamente do que em outras categorias, adicionando pressão sobre o comprador.

 

A busca por preços mais baixos

 

Embora a pesquisa não tenha detectado um adiamento significativo nas compras de móveis, ela mostra uma clara intenção de mudar o comportamento de consumo: 83% dos consumidores planejam comprar bens duráveis de menor preço e 68% pretendem reduzir os gastos com itens domésticos essenciais.

 

leia: Acúmulo de tarifas deixa até os fabricantes americanos confusos

 

Estratégias para marcas e varejistas

 

Diante de um consumidor pressionado e disposto a trocar de marca, Bielen sugere que varejistas e marcas de móveis ajustem suas estratégias:

 

Inovação e Diferenciação: Focar na inovação de produtos com um ponto de diferenciação visível para justificar o preço.

 

Criar uma estratégia de precificação que gere valor percebido. Utilizar canais, mensagens e criatividade adequados para o público-alvo. Desenvolver uma estratégia de engajamento que envolva os clientes durante todo o longo ciclo de aquisição de móveis, desde a pesquisa até a compra final.

 

Bielen conclui que, apesar da pressão, ainda existem oportunidades de diferenciação e sucesso tanto nos segmentos de luxo quanto nos de menor valor.

 

Contribuiu para esta matériahttps://www.furnituretoday.com

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