Acúmulo de tarifas deixa até os fabricantes americanos confusos
Enquanto o setor se prepara para o High Point Market em algumas semanas, os executivos das empresas estão esperando que o impacto final das tarifas propostas pelo presidente Donald Trump seja determinado.
Na sexta-feira à noite, a Associação de Móveis para Casa (Home Furnishings Association) emitiu uma declaração descrevendo detalhes adicionais, juntamente com a ressalva de que novas informações serão divulgadas conforme forem reveladas por autoridades da Casa Branca.
Em um e-mail aos membros, a Associação relatou as seguintes atualizações:
A partir da meia-noite de 14 de outubro, as importações de madeira macia, armários de cozinha, móveis de banheiro e estofados estarão sujeitas às tarifas da Seção 232. É importante ressaltar que não há isenção prevista. Essas taxas efetivas, em 14 de outubro, são:
- Madeira macia – 10%
- Armários de cozinha – 25%; aumento para 50% a partir de 1º de janeiro de 2026
- Móveis para banheiro – 25%, aumento para 50% a partir de 1º de janeiro de 2026
- Móveis estofados (sofás, cadeiras, seccionais) – 25%; aumento para 30% a partir de 1º de janeiro de 2026
Essas tarifas da Seção 232 serão aplicadas a todos os países, EXCETO ao Reino Unido, à União Europeia e ao Japão.
- Essas nações têm uma modulação específica em seus acordos comerciais que limita essas tarifas da Seção 232 em 10%, 15% e 15%, respectivamente.
- Além disso, essas tarifas da Seção 232 NÃO serão acumuladas sobre tarifas recíprocas ou taxas da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) que afetam o Brasil (40%), a Índia (25%), o Canadá (10%) e o México (10%).
- No entanto, essas novas tarifas da Seção 232 SERÃO acumuladas sobre a tarifa IEEPA de 20% existente na China e as taxas da Seção 301 de 7,5% a 25%.
- Essas tarifas da Seção 232 serão aplicadas aos Códigos da Tabela Tarifária Harmonizada (HTS) listados na Proclamação Presidencial.
- Após uma análise desses códigos HTS, as tarifas se concentram em móveis estofados, e a exposição a produtos de madeira/móveis de madeira é limitada.
- No entanto, os membros da Associação devem entrar em contato com seus fornecedores e/ou despachantes da alfândega para determinar quais códigos HTS estão sendo usados para importar produtos agora e fazer uma referência cruzada com o Anexo na Proclamação Presidencial.
- Em sua Proclamação desses deveres da Seção 232, o Presidente instruiu o Representante Comercial dos EUA a continuar negociando com outros parceiros comerciais para mitigar o impacto das importações de madeira na segurança nacional dos EUA.
Com informações www.furnituretoday.com




Comentários