Debates estratégicos dominam 1º dia do Latam Retail Show
Valorização da nostalgia pela Geração Z, conceito de spaving (gastar para economizar), desejo por recompensas criativas, consumo voltado à durabilidade dos produtos e o crescimento das compras omnicanal, onde a integração entre físico e digital se torna cada vez mais essencial. Essas foram algumas conclusões do estudo global “Shopper Priorities: as prioridades de compras nos próximos anos”, apresentado pelo keynote speaker Joe McDonnell, Director of Consumer, Marketing and Retail Forecasting da WGSN, na manhã do primeiro dia do Latam Retail Show, em São Paulo. O evento prossegue até quinta-feira, (18), no Expo Center Norte, em São Paulo.
Ele destacou ainda que 80% dos consumidores preferem marcas que ofereçam experiências personalizadas e que, além de produtos, entreguem conexão emocional, bem-estar e soluções completas. Julien Gazier, da Leroy Merlin, enfatizou que o consumidor atual busca soluções completas, que unam produto, orientação, entrega, serviços e financiamento em uma jornada omnicanal fluida. Para ele, a loja física se torna um espaço de descoberta, confiança e inspiração.
Ainda sobre varejo, Fred Trajano, do Magazine Luiza, abordou a digitalização do varejo sem abrir mão da essência da loja física. Ele explicou que atualmente 70% da movimentação nas lojas da Magazine Luiza tem origem no online, o que demonstra a integração entre os canais físicos e digitais. O executivo falou também que cerca de 30% a 40% da área das lojas funciona como centro de distribuição, permitindo entregas no mesmo dia ou no dia seguinte ao consumidor final.
Na palestra “AI na essência do retail: o momento da virada para monetizar o varejo com agentes e tecnologias exponenciais”, Marcela Vairo, vice-presidente em Data & AI para as Américas da IBM, destacou que o e-commerce no Brasil cresceu, em média, 20% ao ano nos últimos cinco anos, alcançando R$ 149 bilhões em 2020, e que o uso estratégico da inteligência artificial pode ampliar margens brutas em até 60%. Segundo ela, 65% dos consumidores já preferem marcas que utilizam IA, mas alertou: adotar a tecnologia sem compreender o consumidor não é uma estratégia de sucesso.
Guilherme Mercês, CEO da Future Tank, trouxe a visão analítica do cenário econômico no painel “Do cenário econômico ao P&L: pilotando receita, margem e caixa com inteligência e estratégia”. Ele alertou sobre os impactos potenciais da reforma tributária e do imposto de renda, especialmente para o setor de serviços, e destacou que a inflação foi mais severa para o setor de consumo essencial.

Na abertura, Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, ressaltou a importância da união do setor empresarial para o desenvolvimento do país. Destacou a proposta central do encontro: conteúdo de alto nível, reflexão profunda e estímulo à geração de negócios. O tema que norteia esta edição — Meta Fusão — reforça a ideia de empresas que se integram para responder às novas e complexas necessidades do mercado.

As discussões seguirão ao longo dos próximos dias com novos painéis, keynotes e conteúdos dedicados à reinvenção do varejo na América Latina. Entre os patrocinadores do Latam Retail Show sponsored by IBM estão: IBM, E-goi, Onebet, Active Campaign, 4Yousee, Nação Digital, Driva, Beeviral, TOTVS, Espaço Laser, Capture Digital, Meta, Braze, Kadeh Varejo, Sonda, Estúdio Jacarandá, Nestlé, NS, Awin, Omnilogic e The LED.
*Por Guilherme Arruda, jornalista convidado




Comentários