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Quase metade da Geração Z busca mais crédito, aponta Serasa

Revisado Natalia Concentino - 16 de Setembro 2025
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Imagem: Freepik

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, divulgou um novo recorte da pesquisa “Consumidor do Futuro”, que analisa a relação dos brasileiros com o crédito em diferentes fases da vida.

 

Segundo o estudo, 44,1% da população está buscando mais crédito: 18,8% com maior frequência e 25,3% apenas em situações específicas.

 

A Geração Z é quem mais se destaca: quase metade (49,9%) dos entrevistados declarou buscar crédito de forma mais intensa. Ainda assim, 25,3% dos jovens afirmam que recorrem ao recurso apenas pontualmente. Já entre os boomers, o padrão é o oposto: só 14,8% usam crédito em situações específicas, enquanto 39,1% dizem evitar esse tipo de prática no dia a dia.

 

Veja tabela com as preferências nos usos do crédito no futuro e o detalhamento por gerações:

 

 

“Compreender como os brasileiros utilizam e pensam o crédito é essencial para construirmos soluções eficazes e personalizadas – seja para consumidores ou empresas que precisam segmentar e ativar digitalmente suas audiências”, afirma Giovana Giroto, CMO da Serasa Experian. “Os dados mostram que o crédito passou a ocupar diferentes papéis no planejamento financeiro, variando conforme a geração e suas prioridades”.

 

leia: Por que o varejo precisa olhar para o público sênior?

 

Expectativas com o crédito no futuro

 

Quando perguntados sobre como pretendem usar o crédito nos próximos meses, os brasileiros apontaram principalmente objetivos ligados ao bem-estar e à organização pessoal.

 

  • Viagens e lazer aparecem como a principal intenção de uso (25%).
  • Entre os jovens da Geração Z, o crédito deve ser usado para: lazer (21,8%), organização das finanças (21,4%), investimento ou abertura de negócio (20,3%).

 

Impacto de um cenário econômico mais favorável

 

O estudo também investigou como um eventual crescimento da economia impactaria o consumo:

 

  • 29,4% dos brasileiros afirmam que aumentariam os gastos com viagens, lazer e restaurantes – especialmente entre millennials (29,8%) e Geração X (35%).
  • 18,6% passariam a priorizar marcas e produtos de maior qualidade, com destaque para Geração Z (20,9%) e millennials (19,3%).
  • Já 18,4% da população não mudaria seu padrão de consumo, tendência mais forte entre os boomers (27,9%).

 

O estudo reforça como a relação com o crédito no Brasil está cada vez mais geracional, refletindo não apenas necessidades financeiras, mas também estilos de vida e prioridades de consumo.

 

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