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Desempenho das lojas online na Black Friday

Por Jeniffer Oliveira - 28 de Novembro 2017
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O desemprenho das 11 principais lojas online brasileiras, na Black Friday em comparação com setembro deste ano, foi analisado pelo levantamento da consultoria XP Investimentos. Levando em consideração o pagamento à vista, Amazon, Magazine Luiza e Ricardo Eletro foram os sites com os preços mais caros. Já o Mercado Livre se destacou com os valores mais em conta.

 

A pesquisa foi realizada durante o último dia 24, com cem SKUs (sigla em inglês para unidade de controle de estoque). A empresa considerou apenas produtos novos, de modo que vendedores “pessoa física” ou de produtos usados não influenciassem os índices de preços e de ruptura (disponibilidade de produtos).

 

No cenário a prazo, a Americanas.com ficou à frente do índice de maiores preços na Black Friday, seguida pela Magazine Luiza e Submarino. O estudo também levou em consideração a chamada ruptura, ou seja, a disponibilidade de produtos na loja durante as 24 horas de Black Friday. Nesse quesito, o Mercado Livre também teve o melhor desempenho, embora tenha apresentado piora de uma forma geral.

 

“De modo geral a ruptura no setor de e-commerce cresceu, saindo de 19% do total de SKUs pesquisados em setembro para 30% na Black Friday. Praticamente todos os sites monitorados apresentaram esse mesmo comportamento, com exceção de Mercado Livre e Submarino”, afirmou o relatório.

 

De acordo com a XP, o crescimento de ruptura foi significativo, sendo que seis varejistas apresentaram dois dígitos de crescimento. Os mais significativos foram Carrefour e Magazine Luiza, ambos com 14 pontos percentuais de acréscimo em relação ao índice passado, seguido pelo Walmart que cresceu 13 pontos.

 

O estudo também mostrou qual foi o custo das entregas para os principais players e a demanda de frete grátis. O Ponto Frio foi, disparadamente, o que cobrou pela entrega com maior frequência: apenas 1,3% das vendas na Black Friday tiveram frete grátis – em setembro o índice chegou a 28,3%. Por outro lado, a Submarino mais que dobrou a oferta de gratuidade: de 22,2% em setembro para 53,9% na Black Friday.

 

Com informações do E-commerce Brasil

 

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