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E agora, como ficam os credores da Lojas KD?

Por Marina - 11 de Maio 2018
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A Lojas KD protocolou no dia 8 de maio seu pedido de Recuperação Judicial (RJ) após dois meses do comunicado ao mercado sobre a decisão de recorrer ao mecanismo junto à Justiça. A Móveis de Valor acompanhou a repercussão da notícia e a formalização da medida gerou uma série de reações de fornecedores e clientes. A maioria permanece bastante insatisfeita com a varejista. 

 

Assim que a notícia da RJ foi publicada no site da Móveis de Valor, dezenas de consumidores comentaram sobre o caso, indagando o porquê de a loja “continuar vendendo mesmo sabendo que tinha problemas e uma situação que não seria resolvida”. Muitos ainda destacaram a quantidade de e-mails de promoção enviados pela varejista no período, mesmo em crise financeira.

 

Muitos desejam saber também como fica a situação deles a partir de agora. Durante a semana, a Lojas KD informou que enviaria e-mails orientando os consumidores a acessar a área restrita do site para encontrar a situação atualizada dos pedidos: se eles foram finalizados, se ainda serão entregues ou se eles serão cancelados.

 

No caso dos cancelamentos, segundo informado, existirão duas possibilidades, alguns clientes devem receber o estorno dos pagamentos e outros entrarão como credores na Recuperação Judicial.

 

Sou consumidor credor, e agora?

 

Para os clientes que passam a ser credores da Lojas KD, a relação com a varejista muda. Segundo Alexsandra Marilac, professora do curso de Direito da Universidade Positivo e especialista em Direito Empresarial, a partir do deferimento da Recuperação Judicial a varejista passa a tratar esses clientes como credores e não mais como consumidores.

 

Geralmente, segundo Alexsandra, eles devem enquadrar-se dentro no quadro de credores como quirografários. O nome é bonito, mas o significado nem tanto, já que representa a parte sem garantia dos credores. “Pode ser até que entrem em outra categoria, mas é difícil”, pontua a professora.

 

Ela explica que com a RJ o consumidor tem uma forma de crédito. “Esse crédito pode ser em dinheiro ou, se possível, em bens”, diz. A advogada ainda acrescenta que se o consumidor comprou uma sala de jantar de 5 mil reais, não significa que terá de volta esse valor corrigido com juros. “Tudo depende do plano que todo o quadro de credores deve aprovar, incluindo a categoria onde se enquadram os consumidores, assim como os prazos para que o pagamento seja realizado”, acrescenta.

 

A profissional destaca que o maior propósito da Recuperação Judicial não é a figura do credor, mas, sim, a figura da empresa em recuperação. “A ideia, sem dúvida, é dar atenção para o credor, porque ele deve aprovar o plano. Só que é necessário ter um quórum específico e não necessariamente é formado, em sua maior parte, pelo consumidor”, pontua.   

 

Fornecedores

 

A Móveis de Valor também teve acesso a um comunicado e orientações para o atendimento à consumidores enviados pela Lojas KD aos seus fornecedores. Um dos pontos de destaque é a questão de o consumidor querer acionar as moveleiras judicialmente, junto com o e-commerce de móveis.

 

No documento, a varejista orienta como os fornecedores devem responder à questão e destaca que deve ser afirmado que “a Lojas KD é responsável pela sua compra até a entrega dos produtos em sua casa. A loja pediu Recuperação Judicial e isso já é uma maneira legal de ter seus direitos garantidos, inclusive com acompanhamento do Ministério Público. Entrar com uma ação judicial diretamente infelizmente não mudará esta situação”, discorre o documento.

 

De acordo com Alexsandra, realmente em uma situação normal o consumidor estaria no papel de cobrar qualquer um que faça parte da cadeia de compra do produto, seja ele o fornecedor ou a loja. Com a Recuperação Judicial, o cenário fica um pouco mais nebuloso. “Nesse caso, cabe aos fornecedores decidirem se assumem o risco e realizam a entrega do produto ao consumidor. Caso assumam a responsabilidade, os fabricantes de móveis podem adicionar essa entrega como mais um crédito a receber na Recuperação Judicial”, conclui.

 

Veja abaixo o comunicado que a Lojas KD enviou aos seus fornecedores:

 

"Caro Parceiro,

A partir de hoje nosso atendimento aos clientes é 100% digital*, e por este motivo, alteramos os procedimentos que havíamos indicado anteriormente. Desta forma atenderemos todos os clientes de maneira homogênea e com processos bem estabelecidos, oferecendo uma solução para os impactos causados. Estas mudanças têm como objetivo organizar e sistematizar o fluxo de informações, o que certamente contribuirá para o atendimento de todos os clientes bem como a melhoria do serviço prestado.

 

Por favor, leia com atenção a mensagem abaixo. 

 

O que fazer caso você seja procurado por um dos nossos clientes:

 

A. Peça para o cliente acessar Seu Pedido em sua Área do Cliente em nossa loja. Lá ele encontrará informações oficiais e atualizadas de sua compra.

 

Seguem orientações para contato por diferentes canais:

 

Telefone/Redes Sociais: “O atendimento da Lojas KD agora é 100% digital, toda a informação sobre o seu pedido está na Área do Cliente, e lá você encontrará as respostas para todas as suas perguntas.” Caso o cliente insista, “Sr. eu não tenho acesso às informações sobre seu pedido.”

 

E-mail: “O atendimento da Lojas KD agora é 100% digital, toda a informação sobre o seu pedido está na Área do Cliente, e lá você encontrará as respostas para todas as suas perguntas.”

 

B. Não informe nosso número de telefone ou contatos de e-mail. Devido a mudança em nosso atendimento, a interação com a Lojas KD será exclusivamente via Área do Cliente, em nosso site.
 

Caso os clientes insistam em obter maiores informações, separamos abaixo alguns dados que ajudarão. São nossas sugestões para vocês.

 

(Cliente) Por que vocês continuam fornecendo para a Lojas KD? 

Estamos cientes da situação. Os problemas enfrentados pela Lojas KD afetaram apenas uma parte dos pedidos. Infelizmente, o seu faz parte desse grupo. O lojista está trabalhando incessantemente para resolver todas as pendências no menor prazo possível.

 

(Cliente) Vamos acioná-los judicialmente, juntamente com a Lojas KD.

Entendemos que isso seja um direito seu, mas a Lojas KD é responsável pela sua compra até a entrega dos produtos em sua casa. A loja pediu Recuperação Judicial e isso já é uma maneira legal de ter seus direitos garantidos, inclusive com acompanhamento do Ministério Público. Entrar com uma ação judicial diretamente infelizmente não mudará esta situação.

 

(Cliente) Quero atendimento prioritário.

O atendimento dos clientes afetados por problemas já está sendo tratado com prioridade através da Área do Cliente. Lá você vai encontrar todas as informações necessárias sobre o andamento do seu pedido.

 

(Cliente) Não quero ser atendido via site. Quero falar com uma pessoa.

Infelizmente a Lojas KD não possui local físico ou canal de atendimento via telefone. Todos os esforços estão centralizados em prestar atendimento e interação no site da Lojas KD na área do cliente. Lá estão todas as informações necessárias, assim atenderão todos os clientes.

 

(Cliente) Vocês dizem para buscar informações no site da empresa. Entrei no site e não consegui achar meus dados.
A Lojas KD atualizou todas as informações e você deve ter recebido um e-mail informando da atualização. Se isso não ocorreu, procure o botão Ajuda no seu pedido.

 

*Atendimento 100% digital: Estamos trabalhando nesta solução faz algum tempo e acreditamos que agora estamos prontos para usá-la em grande escala. Esta é uma tendência mundial e à exemplo de grandes empresas como Nubank e Mercado Livre, migramos para a nova forma de operação. Estamos prestando informações personalizadas e meios pelos quais o cliente pode se auto atender na hora que precisar, de maneira muito mais ágil e padronizada."

 

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