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Em cinco anos, Brasil ganha 22 mil lojas de móveis e colchões

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O Brasil possui 71.509 pontos de venda especializados na venda de móveis e colchões – dois terços nas regiões Sul (16.332) e Sudeste (31.052) conforme pesquisa do IBGE tendo 2022 como ano base – o aumento é de 45,6% em relação as 49.106 empresas existentes em 2018. Em números absolutos, são 22,4 mil lojas a mais no período. Nem a suspeita de retração devido à conjuntura econômica, à pandemia, ao reposicionamento das marcas ou ao impulso resultante do e-commerce foram capazes de conter a expansão.

 

Merula Borges, especialista em finanças da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), atribui esse crescimento a fatores como mudanças no comportamento do consumidor, transformação do próprio varejo e o cenário de juros que permaneceu baixo até 2021 e incentivou o crédito e o consumo parcelado. “Houve uma rápida digitalização, investimentos em plataformas online, expansão de redes via franquias e se beneficiou da maior profissionalização”, argumenta.

 

Com base nos dados, é possível concluir que em 2022 havia 0,55 loja para cada grupo de 1000 pessoas ou uma loja para cada 1831 habitantes. Um fato que chama a atenção é que em 843 cidades – 15% dos 5,570 municípios brasileiros – não há um estabelecimento dedicado a venda de móveis e colchões, o que força uma população de pouco mais de 4 milhões de pessoas – o equivalente aos habitantes de Recife – a se deslocar para um centro comercial maior ou fazer as compras via plataformas digitais…CONTINUE LENDO

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