IMG-LOGO

Encontro da Abicol começa hoje e segue até amanhã, em Brasília

enicol.png
No dia 22, à tarde, está agendada reunião dos associados, seguida de coquetel temático para associados, familiares e convidados

Passado, Presente e Futuro: Um Encontro de Gerações é o tema central do Encontro Nacional das Indústrias de Colchões de 2023, promovido pela Abicol – Associação Brasileira da Indústria de Colchões. O evento, que é voltado a fabricantes, fornecedores e lojistas de colchões, acontece nos dias 22 e 23 de junho, em Brasília, no mesmo local da edição anterior, o Brasília Palace Hotel. 

 

No dia 22, à tarde, está agendada reunião dos associados, seguida de coquetel temático para associados, familiares e convidados. 

 

Pela primeira vez o Encontro Nacional será aberto também aos filhos maiores de 12 anos. “A gente sabe que não é fácil levar adolescentes para esse tipo de evento, daí uma programação ágil, com foco para prender a atenção deles”, destaca o presidente da Abicol, Rodrigo de Melo, acrescentando que “é importante tê-los juntos para que tenham uma visão da construção do mercado colchoeiro”.

 

E esta visão será apresentada em um bate-papo, no dia 23, com os Notáveis Félix Raposo (Socimol), Moacir de Melo (Plumatex), Manoel Nogueira (Orthocrin), José Carlos Christofoletti (ApoloSpuma) e José Carlos de Melo (Celiflex). Na sequência, César Souza, fundador do Grupo Empreenda,vai abordar a sucessão familiar e apresentar cases bem-sucedidos.

 

Na parte da tarde acontece o painel internacional Logística Reversa, com apresentação de case da Bélgica, e uma série de palestras sobre Inovação Tecnológica de Alto Impacto que serão apresentadas pelas empresas Blu, BekaertDeslee e Overseas. 

 

Luis Marinho, diretor da Blu, empresa especializada em soluções de pagamento, vai abordar o tema trazendo explicações, novidades e seus impactos sobre os avanços das tecnologias nas normativas do governo. Inclusive as inúmeras oportunidades de desenvolvimento que integram informações fidedignas de mercado junto à gestão das indústrias, promovendo alto impacto no relacionamento comercial, bem como na otimização da gestão.

 

A Lars Muller, general manager da BekaertDeslee, empresa líder mundial em revestimentos para colchões, vai apresentar as tendências para a próxima década e a focar desconstrução e o reaproveitamento dos componentes do colchão pós uso. 

 

Já Renê Oliveira, CEO da Overseas, que trouxe ao Brasil a tecnologia de monitoramento do sono (IOT – internet das coisas) para o colchão, além do controle automático ou manual do conforto do colchão de acordo com a necessidade do usuário, vai mostrar que esta tecnologia possibilita que o fabricante crie seu próprio App para o cliente final, e pode ter acesso aos dados de cada cliente, obviamente respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados, e assim, entrar na intimidade do consumidor para ajudá-lo a dormir melhor. 

 

Alexandre França, da Alutec, fornecedora de componentes para colchões, vai discorrer sobre Inteligência Artificial e o Consumidor de Colchões, apresentando o que é IA e como ela pode ser utilizada no setor colchoeiro para melhorar a experiência de compra do consumidor. Como IA pode ser usada para reconhecer padrões, criar produtos personalizados, monitorar a qualidade dos produtos e fornecer um atendimento personalizado ao cliente.

 

A Política ASG também será tema do evento, com palestras a cargo da Dow, Covestro e 2W Ecobank. 

 

Edilson Machado, diretor de marketing do negócio de Poliuretanos da Dow, fornecedora de insumos para espuma, vai apresentar a jornada de descarbonização da empresa, mostrando que a Dow Brasil alcançará 100% de uso de energia renovável até o final de 2024, somado a 50% de sua demanda de vapor vindo de cogeração com biomassa. Esse posicionamento permite à empresa diminuir a pegada de carbono dos poliois e sistemas, garantindo a transição para uma economia Net Zero. Além disso, a Dow incentiva projetos de reciclagem, como a campanha Reuse, que em 2022 focou no mercado de refrigeradores, garantindo o recolhimento de mais de 400 itens e sua reciclagem de forma correta, mitigando as possíveis emissões de carbono proveniente dos gases refrigerantes de geladeiras.

 

leia: Desconstrução e reaproveitamento do colchão é tema no Enicol

 

André Borba, gerente de marketing e vendas da Covestro, também fornecedora de insumos para espuma, vai propor a questão: como vender commodities que sejam acompanhadas por tecnologias como sustentabilidade e outros diferenciais que tragam fidelização e valor ao negócio? Para os especialistas da empresa, a venda de produtos químicos no futuro será acompanhada por "venda" de créditos de carbono e irá ajudar as empresas a atingir suas metas de ESG, reduzindo o impacto gerado (medido em emissões de gases de efeito estufa) pelas suas atividades produtivas. Isso será feito pela venda dos Isocianatos e Poliois certificados ISCC+ com comprovada redução de emissões de carbono. Mas a grande pergunta aos presentes será: “vamos entender juntos de que forma poderemos produzir colchões, reduzir nosso impacto como cidadãos e como indústria e ainda salvar o Planeta?”

 

Por fim, Claudio Ribeiro, CEO da 2W Ecobank, plataforma que fornece energia renovável, finanças verdes e sustentabilidade, irá abordar a proposta de valor da empresa, enfatizando o acesso à energia renovável e a jornada em direção à sustentabilidade. A apresentação fornecerá informações relevantes sobre o mercado livre de energia e como ele beneficia as pequenas e médias empresas, por estar alinhado com práticas sustentáveis. Além disso, serão discutidas as iniciativas ESG na indústria em geral, ressaltando seus benefícios no longo prazo. A palestra também explorará oportunidades específicas de ESG direcionadas para a indústria colchoeira, visando a implementação de práticas sustentáveis neste setor.

 

E a preocupação com sustentabilidade também é tema da última atividade do Encontro Nacional deste ano: o lançamento do Consócio Nacional de Logística Reversa de Colchões, que prevê o engajamento de fabricantes, distribuidores, comerciantes, lojistas, fornecedores, comunidade científica, cooperativas, pesquisadores autônomos, órgãos públicos, profissionais e especialistas em economia circular, na busca de soluções para o complexo desafio que envolve logística reversa, reciclagem e circularidade dos colchões pós consumo.  

 

leia: Avanços tecnológicos x inteligência do negócio é tema de painel da Blu

 

Programação: 

  • 8h30 Retirada de Crachás
  • 9h Abertura e Autoridades
  • 10h Painel Notáveis Industriais Colchoeiros
  • 11h Palestra A Importância do Planejamento Sucessório + Case
  • 12h30 Intervalo para almoço
  • 13h30 Painel internacional Logística Reversa de Colchões - Case Bélgica
  • 14h Painel 1: Avanços das tecnologias a serviço da inteligência do negócio
  • 14h20 Painel 2: Inteligência Artificial e as suas vantagens para o setor colchoeiro
  • 14h40 Painel 3: Tendências de moda para os colchões das próximas décadas
  • 15h Painel 4: Internet das coisas e o monitoramento do sono pelo colchão
  • 15h20 Painel 5: Jornada da Descarbonização
  • 15h40 Painel 6: Produção de Colchões e a Sustentabilidade
  • 16h Painel 7: Fontes Renováveis de Energia e a Fabricação de Colchões
  • 16h20 LANÇAMENTO DO CONSÓRCIO NACIONAL DE LOGÍSTICA REVERSA DE COLCHOES
  • 17h Encerramento

Comentários