exportacoes_bento_Foto_Jeferson_Soldi.jpg

Exportações de Bento Gonçalves crescem 10,7% em 2019

Com desempenho superior à indústria de móveis do Rio Grande do Sul e do Brasil como um todo, o polo moveleiro de Bento Gonçalves apresentou um crescimento de 10,7% em suas exportações em 2019, em comparação ao ano anterior. Conforme dados levantados junto ao Ministério da Economia / Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as empresas locais exportaram um total de US$ 47 milhões no ano passado. O mercado externo representa aproximadamente 5% do total do faturamento do polo, que é composto por 300 empresas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

As exportações vêm numa crescente no polo moveleiro nos últimos quatro anos, passando de US$ 34 milhões em 2016 para os valores atuais. Houve um crescimento exponencial em mercados como Reino Unido (+113%) e Estados Unidos (+135%), mas também o alcance de novos mercados, como a Arábia Saudita, que agora representa o 6º principal destino dos móveis exportados pelo polo.

O diretor internacional do Sindmóveis, Leonardo Dartora, salienta que a Arábia Saudita, sendo a maior economia do Oriente Médio, tem se dedicado a uma maior abertura de seus mercados e surgido como um destino expoente para Bento Gonçalves. “Isso é fruto de um trabalho de análise e diversificação de mercados conduzido pelo Sindmóveis com apoio de seu Comitê Internacional e que reflete no posicionamento das empresas moveleiras”, analisa.

No que tange a 2020, os desafios ainda são grandes, mas a expectativa é que seja o melhor ano para a indústria moveleira desde 2013.  Há de se considerar um crescimento econômico maior em 2020, além da continuidade na elevação das exportações e importantes eventos do setor que devem aquecer o mercado, como a Movelsul Brasil, de 16 a 19 de março, em Bento Gonçalves. O foco da feira, que chega a sua 22ª edição, é a atração de visitantes qualificados e a promoção de ações especiais para potencializar a geração de negócios tanto no mercado interno quanto externo.

 

10 principais destinos das exportações de móveis do polo

1º Uruguai

2º Estados Unidos

3º Chile

4º Colômbia

5º Peru

6º Arábia Saudita

7º Reino Unido

8º México

9º Paraguai

10º Panamá

 

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato