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Google oferece consultoria ao varejo

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O Google vai intensificar o uso das informações geradas pelas pesquisas em seu buscador para oferecer serviços de consultoria para o varejo. A iniciativa foi desenvolvida na unidade brasileira da companhia e está sendo apresentada a outros escritórios do Google mundo afora. A empresa já fazia esse monitoramento de tendências de buscas durante a Black Friday, principal data de promoções do comércio eletrônico, realizada em novembro. Agora o serviço ficará disponível durante todo o ano, e a expectativa é que ele seja usado principalmente em datas comemorativas, como dia das mães, dos namorados e Natal. 

 

Nele, a companhia fornece painéis nos quais combinam dados como produtos mais procurados, onde foram feitas as buscas, preço do item em diferentes lojas, posição dos produtos da empresa nas buscas e clique recebidos. As informações são analisadas por sistema de inteligência artificial que, junto a equipe de especialistas, identifica padrões. Desse modo, foi possível descobrir, por exemplo, que a busca por aparelhos de ar-condicionado aumenta quatro vezes quando a temperatura atinge os 30 graus, segundo o que diz o gerente de insights para varejo do Google Brasil, Diego Venturelli. Ele afirma também que são usados apenas dados agregados, nunca de um único indivíduo. Informações como gênero, idade e outros interesses dos usuários também não são levadas em conta nesse serviço. Entre as companhias que usam o monitoramento na Black Friday estão a Magazine Luiza, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, B2W, Via Varejo e Mercado Livre.

 

Na última segunda-feira, o Google também divulgou um relatório afirmando que seu impacto econômico no Brasil, em 2018, foi de R$ 41 bilhões. O cálculo, feito com a metodologia desenvolvida pelo economista-chefe da empresa, Hal Varian, leva em conta o retorno sobre o investimento feito pelas empresas clientes que anunciam na plataforma de buscas, somado ao que é pago a produtores de conteúdos que recebem anúncios em seu site pelo serviço AdSense e doações de créditos para ONGs. No total, 60 mil organizações foram impactadas pelos serviços do Google em 2018, segundo a companhia. Entretanto, a empresa não informa quanto desse impacto econômico vem de cada serviço.

 

Sobre o retorno de investimento, foi considerado que, a cada real aplicado nas buscas, a empresa anunciante teria um ganho de, em média, R$ 8 (levando em conta cliques nos anúncios e quando é encontrada sem depender deles). O diretor de relações institucionais do Google Brasil, Marcelo Lacerda, diz acreditar que ainda há espaço para crescimento, em especial quando se considera o mercado de pequenas e médias empresas. “Sabemos que 40% delas não têm presença online”, afirma Marcelo. 

 

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