IMG-LOGO

KD vende, não entrega e clientes reclamam

Por Evelyn - 24 de Julho 2018
lojas_kd_recuperacao_judicial.png

Atraso na entrega e compras que não chegam. Essas são as principais queixas no site Reclame Aqui contra as Lojas KD, que vendem móveis pela internet. A sede da companhia fica em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), mas a loja virtual faz entregas também em outras regiões do país. As Lojas KD atuam na venda de móveis residenciais desde 1997, e começaram a enfrentar problemas financeiros em 2015. Entre os motivos da crise, a empresa aponta o aumento de impostos e "falhas logísticas".

 

Com dívidas que ultrapassam R$ 36 milhões, a empresa pediu recuperação judicial em maio, e o pedido foi acatado pela Justiça do Paraná. A loja virtual continua funcionando, mas é alto o número de queixas de consumidores. Segundo o Procon-SP, de janeiro até o último sábado (21) foram registradas 1.939 reclamações de clientes. O site Reclame Aqui contabiliza 24.194 queixas em seis meses. No Facebook, o perfil "Enganados pela Lojas KD Móveis" tinha 1.549 seguidores até esta segunda-feira (23).

 

No site e no Facebook da Móveis de Valor, mais de 400 consumidores registraram reclamações.

 

Consumidor não perde direitos, diz Procon

 

A recuperação judicial, antiga concordata, é uma opção para empresas que estão em crise financeira, mas acreditam ter chances de sobreviver. É um recurso que depende da aprovação da Justiça. O plano de recuperação também deve ser aprovado pela maioria simples (50% + 1) dos credores da companhia. Se não der certo, a empresa entra em processo de falência.

 

Segundo o Procon-SP, o processo de recuperação judicial determina a suspensão de todas as ações ou execuções contra o devedor, "mas não anula os direitos dos credores e, especialmente, dos consumidores que deverão ser informados sobre os créditos devidos pelo administrador judicial".

 

Comprou e não recebeu?

 

Quem fez alguma compra até 8 de maio deve receber o produto comprado ou receber o estorno do pagamento pelo cartão de crédito. Se isso não aconteceu, é preciso checar se seu nome consta da lista de credores, ou seja, a lista de pessoas que têm algo a receber das Lojas KD.

 

Confira a lista aqui.

 

A empresa informou à Justiça que são R$ 36,648 milhões devidos a 30.358 pessoas. Segundo o administrador judicial Lincoln Taylor Ferreira, se não recebeu o produto nem o pagamento de volta, e o nome também não aparece na lista, é preciso enviar, até quarta-feira (25),  um e-mail para rjlojaskd@gmail.com que contenha todos os documentos que comprovem a compra e documentos pessoais. Aos que acharem seu nome na lista e constatarem  que o valor informado está correto, basta esperar.

 

Ainda não há prazo para pagamento

 

Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o administrador judicial Lincoln Taylor Ferreira pelo telefone (41) 3276-8937. Segundo Ferreira, não há previsão de pagamento aos consumidores prejudicados, pois a empresa ainda não apresentou o plano de pagamentos. O prazo para apresentação desse plano acaba em 2 de agosto.

 

Compras com cartão

 

De acordo com o Procon-SP, quem fez compras nas Lojas KD com cartão de crédito e não recebeu os produtos dentro do prazo determinado deve entrar em contato com o SAC da administradora do cartão para pedir o cancelamento da compra. Caso o pedido não seja acatado, o órgão orienta recorrer ao Procon de sua região.

 

De acordo com Thiago Gomes, um dos sócios das Lojas KD, os clientes que realizaram pedidos após o dia 8 de maio "estão sendo atendidos normalmente, porém alguns sofreram impacto em todo o processo logístico, devido a instabilidade nacional que perdurou por mais de 11 dias no mês de maio". Em maio, protestos de caminhoneiros bloquearam estradas no país.  "Ainda existem muitos questionamentos de consumidores impactados sobre por que continuamos vendendo, se não conseguimos atendê-los. Porém, a melhor maneira de garantir a restituição a todos os credores é com a continuidade da empresa", afirma. "Mais uma vez pedimos desculpas aos consumidores, e asseguramos que todos terão suas questões solucionadas", finaliza.

 

Clique aqui e confira outras notícias sobre a Lojas KD.

 

 

Comentários