IMG-LOGO

Lojas de móveis abrem em dias ímpares no rodízio feito no ES

Por Natalia Concentino - 29 de Maio 2020
ruas_de_vitoria_2.png
Lojas de móveis abrem em dias ímpares no rodízio feito no ES

O governo do Espírito Santo impôs um rodízio para a abertura do comércio nas cidades com mais risco de transmissão do coronavírus. De acordo com as regras estabelecidas, as lojas de móveis devem abrir apenas nos dias ímpares, junto com todas as outras lojas de produtos não pessoais, como material de construção e veículos. Ou seja, hoje por ser dia 29 de maio (sexta-feira), são essas lojas que estão em funcionamento.

Desde segunda-feira (25), o comércio – que já estava funcionando dessa forma na grande Vitória, em Santa Teresa e Presidente Kennedy -, passou a abrir em dias alternados em 11 cidades do Espírito Santo. Essa expansão do sistema de rodízio tem como objetivo conter o avanço da pandemia e faz parte da nova matriz de risco adotada pelo estado. Além de realizar a abertura intercalada, o comércio deve funcionar com horário reduzido, das 10h às 16h.

Os dias pares ficam separados para a abertura de lojas de bens pessoais, como roupas, calçados, acessórios e perfumaria. Já nos dias ímpares é a vez das lojas de produtos não pessoais, em que estão inclusos móveis, eletrodomésticos, material de construção, decoração, veículos e informática. Também ficou definido que essas lojas não podem abrir aos finais de semana.

Vale lembrar que os serviços considerados essenciais não participam desse esquema de rodízio, podendo abrir todos os dias, inclusive no final de semana.

As cidades que seguem a abertura intercalada são: Vitória; Vila Velha; Serra; Cariacica; Fundão; Viana; Afonso Cláudio; Alfredo Chaves; Marataízes; Presidente Kennedy e Boa Esperança.

Os shoppings centers permanecem fechados, mas as lojas que possuem acesso independente e externo podem funcionar de acordo com as regras do rodízio, assim como os pequenos centros comerciais.

Todos os estabelecimentos devem seguir as determinações de segurança, permitindo apenas a entrada de clientes com máscara, mantendo distanciamento, com limitação de público e funcionários e medidas de higienização.

Comentários