Mercado prateado, força do time e futuro personalizado
A edição de julho da revista Móveis de Valor já está disponível para leitura em sua versão digital. Nela, lógico, que não podemos deixar de falar de um dos assuntos mais comentados do momento: o tarifaço de Trump. O mercado ficou apreensivo com o anúncio do presidente americano de que vai taxar em 50% os produtos brasileiros exportados para os EUA. E não é para menos, afinal é o principal destino das exportações de móveis, com 26% do total.
Como muitos insumos, especialmente para fabricação de colchões, vem do mercado americano, a alta taxa de Trump pode significar aumento no preço dos produtos. Aliás, antes mesmo do tarifaço, o governo brasileiro já havia penalizado a indústria de colchões com a aplicação de taxas antidumping sobre as importações de poliol da China e dos Estados Unidos.
Mas, como diz o CEO da Móveis de Valor, Ari Bruno Lorandi, na coluna Cá Entre Nós, “não há tempestade, por mais perfeita que seja, que dure para sempre. Porém, é preciso agir com inteligência para enfrentá-la, trabalhar de forma coordenada e comunicar com clareza”.
Mas, mesmo assim, o mercado brasileiro de móveis ainda tem muitos caminhos a serem explorados, como é o caso da chamada Economia Prateada, tema abordado na editoria MV Observatório. mostramos uma ampla reportagem sobre o envelhecimento da população brasileira e chamamos atenção das indústrias de móveis e colchões para as oportunidades de desenvolver móveis pensando na chamada economia prateada (pessoas acima de 50 anos). Na reportagem você conhece exemplos de empresas que fornecem ferragens, molejos e mecanismos para facilitar a produção de móveis acessíveis a esse público.
Outra boa oportunidade, que inclui as lojas de colchões, móveis seriados ou móveis planejados, está na qualificação das equipes. Estudos revelam que empresas com colaboradores engajadas são 23% mais rentáveis e 18% mais produtivas.
Personalização em massa. Isso é possível no setor de móveis? Uma reportagem nesta edição mostra que sim e que já tem empresas fazendo. Além disso, a reportagem aponta a Indústria 4.0, a Inteligência Artificial e o uso de e-commerce e plataformas digitais, como os principais aliados nesta missão.
Na editoria ESG News, que agora conta com apoio de conteúdo da Micropet, destacamos a importância de mostrar as práticas ambientais, sociais e de governança da sua empresa. Afinal, uma gestão transparente melhora a relação com os colaboradores, clientes e fornecedores e pode impactar favoravelmente na atração de investimentos, além de servir de “escudo” para crises que possam surgir.
Essa edição da Móveis de Valor ainda conta com outros temas interessantes e pertinentes ao setor moveleiro, além de trazer a cobertura de feiras e eventos, como o Salão de Gramado e o Conemov.
Clique aqui e leia na íntegra a revista Móveis de Valor do mês de julho.




Comentários