Móveis mais vendidos no 1º semestre: veja o que se destacou
O primeiro semestre de 2025 trouxe consigo a revelação de algumas tendências no que diz respeito ao e-commerce de móveis. Conforme dados do ANYMARKET, o setor moveleiro registrou um aumento significativo de 16,83% nas vendas em marketplace em 2024. Para 2025, as expectativas eram ainda mais positivas e aparentemente concretizaram-se.
Quando se analisam os grandes marketplaces do mercado, como Amazon, Mercado Livre, entre outros, percebe-se que os consumidores demonstram preferência por itens voltados ao conforto e à otimização dos ambientes domésticos.
O que impulsiona o novo comportamento de consumo no setor moveleiro?
Um estudo publicado na revista Conectus, em 2021, intitulado “Comportamento do consumidor de decoração de interiores durante a pandemia”, mostrou que o período pandêmico influenciou significativamente a opinião das pessoas sobre a necessidade de ter um lar mais agradável.
A tendência ficou evidente na insatisfação de 78,5% dos entrevistados em relação aos seus imóveis e, por consequência, na decisão de reformar ou buscar novas decorações. Desde então, a tendência ampliou-se. O fato é que o conforto do lar se tornou uma questão importante para o cotidiano de muitas pessoas.
O novo comportamento do consumidor procura por móveis multifuncionais, que também representam criatividade e otimização do espaço em termos de uso. Os móveis retrôs e de estilo vintage, com visual clássico, são outras tendências no sentido estético que estão crescendo com o minimalismo.
Em síntese, o impulso principal para este novo comportamento é a construção de um ambiente confortável para trabalhar, conversar com os amigos, ou ter um encontro. O lar tornou-se uma extensão do sujeito, representando suas crenças e sua identidade. No entanto, grandes marketplaces, como Amazon, por exemplo, evidenciam que as buscas possuem, também, um padrão, especialmente no primeiro semestre de 2025.
As tendências de compras parecem estar ligadas à melhora da qualidade do sono
Conforme o ranking dos itens mais vendidos da Amazon, os móveis para quarto dominaram as vendas no primeiro semestre, especialmente os colchões. Na lista, o colchão de casal Emma Original ocupou a posição de mais vendido da categoria. Na sequência, outros dois modelos da marca, o Emma Basics D28 e o Emma Duo Comfort, ocuparam o top 3.
As compras evidenciam que a maioria das pessoas está buscando itens que promovam conforto e mais qualidade de vida no momento de dormir. Não é à toa que outros acessórios atrelados ao conforto da cama também ganharam espaço no ranking, como o pillow top Casa Dona e o pillow top 650g/m², que ficaram entre os cinco primeiros colocados.
Entre os destaques do segmento de quarto, o guarda-roupa casal se posicionou como o 4º item mais vendido. A posição reforça a busca por soluções espaçosas e de custo-benefício para a organização dos dormitórios. O quarto é o ambiente em que descansamos dos dias cansativos de trabalho. A melhora dele reflete diretamente no conforto e, por consequência, na disposição no dia seguinte.
No fim, como é possível aproveitar estes dados? Pensando em lojistas, fabricantes e fornecedores, o primeiro semestre de 2025 reforça que os itens voltados a bem-estar e conforto estão em alta. Apostar neste nicho pode ser uma forma de atingir novos públicos. Além disso, oferecer frete competitivo e investir em imagens realistas para e-commerce são estratégias fundamentais para manter a competitividade no ambiente digital.




Comentários