IMG-LOGO

Móveis mais vendidos no 1º semestre: veja o que se destacou

moveis_mais_vendidos.jpg
Imagem: supersizer/iStock

O primeiro semestre de 2025 trouxe consigo a revelação de algumas tendências no que diz respeito ao e-commerce de móveis. Conforme dados do ANYMARKET, o setor moveleiro registrou um aumento significativo de 16,83% nas vendas em marketplace em 2024. Para 2025, as expectativas eram ainda mais positivas e aparentemente concretizaram-se. 

 

Quando se analisam os grandes marketplaces do mercado, como Amazon, Mercado Livre, entre outros, percebe-se que os consumidores demonstram preferência por itens voltados ao conforto e à otimização dos ambientes domésticos. 

 

O que impulsiona o novo comportamento de consumo no setor moveleiro?

 

Um estudo publicado na revista Conectus, em 2021, intitulado “Comportamento do consumidor de decoração de interiores durante a pandemia”, mostrou que o período pandêmico influenciou significativamente a opinião das pessoas sobre a necessidade de ter um lar mais agradável. 

 

A tendência ficou evidente na insatisfação de 78,5% dos entrevistados em relação aos seus imóveis e, por consequência, na decisão de reformar ou buscar novas decorações. Desde então, a tendência ampliou-se. O fato é que o conforto do lar se tornou uma questão importante para o cotidiano de muitas pessoas. 

 

O novo comportamento do consumidor procura por móveis multifuncionais, que também representam criatividade e otimização do espaço em termos de uso. Os móveis retrôs e de estilo vintage, com visual clássico, são outras tendências no sentido estético que estão crescendo com o minimalismo. 

 

Em síntese, o impulso principal para este novo comportamento é a construção de um ambiente confortável para trabalhar, conversar com os amigos, ou ter um encontro. O lar tornou-se uma extensão do sujeito, representando suas crenças e sua identidade. No entanto, grandes marketplaces, como Amazon, por exemplo, evidenciam que as buscas possuem, também, um padrão, especialmente no primeiro semestre de 2025. 

 

leia: Venda no comércio de móveis está ruim, mas já esteve pior

 

As tendências de compras parecem estar ligadas à melhora da qualidade do sono 

 

Conforme o ranking dos itens mais vendidos da Amazon, os móveis para quarto dominaram as vendas no primeiro semestre, especialmente os colchões. Na lista, o colchão de casal Emma Original ocupou a posição de mais vendido da categoria. Na sequência, outros dois modelos da marca, o Emma Basics D28 e o Emma Duo Comfort, ocuparam o top 3. 

 

As compras evidenciam que a maioria das pessoas está buscando itens que promovam conforto e mais qualidade de vida no momento de dormir. Não é à toa que outros acessórios atrelados ao conforto da cama também ganharam espaço no ranking, como o pillow top Casa Dona e o pillow top 650g/m², que ficaram entre os cinco primeiros colocados. 

 

Entre os destaques do segmento de quarto, o guarda-roupa casal se posicionou como o 4º item mais vendido. A posição reforça a busca por soluções espaçosas e de custo-benefício para a organização dos dormitórios. O quarto é o ambiente em que descansamos dos dias cansativos de trabalho. A melhora dele reflete diretamente no conforto e, por consequência, na disposição no dia seguinte. 

 

No fim, como é possível aproveitar estes dados? Pensando em lojistas, fabricantes e fornecedores, o primeiro semestre de 2025 reforça que os itens voltados a bem-estar e conforto estão em alta. Apostar neste nicho pode ser uma forma de atingir novos públicos. Além disso, oferecer frete competitivo e investir em imagens realistas para e-commerce são estratégias fundamentais para manter a competitividade no ambiente digital. 

Comentários