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Pessoas com mais de 50 anos geram R$ 29,5 bi no e-commerce

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O faturamento do comércio eletrônico na faixa dos 50 ou mais também apresentou crescimento

Nos últimos três anos, pessoas com mais de 50 anos passaram a fazer muito mais compras online. O número de pedidos realizados por consumidores dessa faixa etária mais do que dobrou, totalizando 49,5 milhões de compras online e uma participação de mercado de 18,57% em 2021.

 

O faturamento do comércio eletrônico na faixa dos 50 ou mais também apresentou crescimento, com alta de 27% em relação a 2020, e uma arrecadação de R$ 29,5 bilhões no ano passado, segundo levantamento feito pela Neotrust.

 

Em comparação ao período pré-pandemia, o avanço do e-commerce nessa faixa etária é ainda mais expressivo: em 2019, o faturamento do setor com o público com mais de 50 anos foi de R$ 12,6 bilhões.

 

O tíquete médio das compras feitas pelos consumidores com mais de 50 anos foi de R$ 596,90, em 2021, um aumento de 1,12% em relação aos R$ 590,30 em 2020.

“Apesar de ser vista como uma faixa etária menos presente no ambiente digital, o o público com mais de 50 anos passou a confiar e marcar presença cada vez mais no e-commerce, e hoje superam os jovens de 18 a 25 anos em compras online, por exemplo”, analisa Paulina Dias, head de Inteligência da Neotrust.

 

Por categorias

 

Em 2021, as cinco categorias que lideraram o número de pedidos no e-commerce entre o público com mais de 50 anos foram: beleza, perfumaria e saúde; moda e acessórios; artigos para casa; móveis, construção e decoração; e entretenimento, respectivamente. O destaque vai para o setor de beleza, perfumaria e saúde, que atingiu o topo do número de pedidos pela primeira vez em 2021, até então liderado por moda e acessórios desde 2019.

 

“A pandemia desencadeou uma mudança de hábitos nos brasileiros, inclusive no público com mais de 50 anos, que passou a comprar de forma mais frequente itens de beleza, perfumaria e saúde no e-commerce. Entretanto, com a retomada do varejo físico pós-pandemia, a expectativa é que as categorias tenham um crescimento menos acelerado em comparação com os últimos anos”, explica Paulina Dias.

 

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Já os segmentos de maior faturamento do varejo online considerando apenas as compras de pessoas com mais de 50 anos foram: telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e moda e acessórios.

 

Formas de pagamento

 

O cartão de crédito foi o meio de pagamento mais comum entre essa faixa etária, representando 76,5% dos pedidos virtuais em 2021. O boleto bancário aparece como segundo método de pagamento mais utilizado por esse público, com cerca de 11,7% das compras online no ano passado.

 

O Pix, apesar de ainda ser uma forma pouco explorada, segue ampliando sua participação no e-commerce. No ano passado, 4,1% dos pedidos foram pagos pelo pagamento eletrônico instantâneo.

 

(Com informações Mercado&Consumo)

 

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