IMG-LOGO

Política ESG da Abicol é lançada na presença de associados e convidados

Revisado Natalia Concentino - 25 de Outubro 2023
assinatura_abicol.png
Luciano Raduan Dias, presidente do conselho superior; Rodrigo de Melo, presidente da Abicol, e Luis Fernando Ferraz, presidente da comissão de Sustentabilidade, durante assinatura da Política ESG

A Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) lançou oficialmente sua política ESG no dia 24 de outubro, em São Paulo, na presença de associados e convidados. 

 

Na ocasião, o presidente da entidade, Rodrigo de Melo, o presidente da comissão de Sustentabilidade, Luis Fernando Ferraz, e o presidente do conselho superior, Luciano Raduan Dias, assinaram o documento com as diretrizes da política ESG. 

 

Para Rodrigo de Melo, o momento é especial para a entidade porque a torna pioneira na formalização de uma política que envolve objetivos ambientais, sociais e de governança. “Nossa ação tem tanta vanguarda, que inclusive recebemos documento oficial da secretaria da Presidência da República nos parabenizando pela iniciativa e abrindo canais de diálogo com órgãos ligados ao tema no governo federal”, afirma, lembrando que a construção da política ESG é parte do pilar Sustentabilidade, elencado como uma das prioridades da sua gestão. 

 

Luis Fernando Ferraz que também presidiu a entidade na gestão 2014-2016, afirma que a construção da política ESG mostra evolução da entidade ao longo dos 12 anos de existência. “Estamos avançando na construção das boas práticas e a adesão aos ODS da ONU mostra que estamos sintonizados com as políticas globais neste aspecto e, inclusivo estamos à frente em vários quesitos quando comparados com fabricantes de colchões de diferentes partes do mundo”, afirma. 

 

Já Luciano Raduan Dias, destaca a força da Abicol como entidade que congrega os principais fabricantes de colchões brasileiros, além de fornecedores de suprimentos, no sentido de buscar melhoria para cadeia em áreas como legislação, sustentabilidade e tantas outras áreas importantes para se construir uma indústria forte e que preza pelo sono das pessoas. 

 

O lançamento da política ESG foi prestigiado por vários associados, com destaque para Júlio Dias (Notável Industrial Colchoeiro agraciado pela Abicol), além do cônsul comercial da Malásia, Haikal Hanib. 

 

leia: Abicol lança política ESG para o setor colchoeiro

 

Workshop sobre ODS

 

Débora Regina Irie, especialista e facilitadora internacional de ODS

 

Na sequência foi realizado um workshop para falar sobre ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e compartilhar com os associados as diretrizes da política ESG da entidade. O evento teve transmissão ao vivo e contou com a participação de integrantes das indústrias associadas de todo o país. A apresentação do conteúdo programático do workshop esteve a cargo da especialista e facilitadora internacional de ODS, Débora Regina Irie, que analisou as plataformas da ONU: ODS, Pacto Global e PRME – Principles for Responsible Management Education; convergências entre plataformas da ONU e ESG; sustentabilidade e responsabilidade social corporativa; exemplos práticos de como as empresas integram e comunicam OSD e tendências de novas oportunidades de negócios relacionados à Agenda 2030. 

 

Workshop

 

Todos os temas tiveram convergência para a Política ESG da Abicol, que agora entra na fase de adesão das indústrias associadas (ou não) e tem como meta futura criar certificação específica para as indústrias associadas.   

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 mobilizada pela ONU e formam um conjunto de 17 objetivos com metas integradas e inter-relacionadas que visam proteger o planeta e garantir que a humanidade desfrute de paz e prosperidade. 

 

Vale lembrar que os associados da Abicol elegeram, através de votação, cinco ODS para colocar em prática no primeiro momento (sendo 3 prioritários e 2 subjacentes), cumprindo os pilares da atual gestão. 

 

O que diz cada ODS escolhido:

 

ODS 3: Saúde e Bem-Estar: “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. 

 

ODS 8: Trabalho Descente e Crescimento Econômico: “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos”.   

 

ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura: “Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação”. 

 

ODS 13: Ação contra a Mudança Global do Clima: “Tomar medidas para combater a mudança do clima e seus impactos”. 

 

ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação: “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”. 

Comentários