IMG-LOGO

Preços na indústria de mobiliário sobem pouco em março

sobre-industria-mobiliario-moveleiro.jpg

Os preços nas indústrias de móveis variaram 0,11% em março, percentual bem inferior ao verificado em fevereiro, quando chegou a 0,62% na comparação com o mês anterior. Nos três primeiros meses deste ano a elevação alcança 1,69%, bem superior a taxa da indústria de transformação, que é de 0,86% no período. Entretanto, a taxa anualizada do setor, de 7,46%, ainda é inferior a média da indústria de transformação, situada em 8,07%.

O que é o IPP

O Índice de Preços ao Produtor - IPP, cujo âmbito são as indústrias extrativas e de transformação, tem como principal objetivo mensurar a mudança média dos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos de bens e serviços, bem como sua evolução ao longo do tempo, sinalizando as tendências inflacionárias de curto prazo no País. Constitui, assim, um indicador essencial para o acompanhamento macroeconômico e, por conseguinte, um valioso instrumento analítico para tomadores de decisão, públicos ou privados.

O IPP investiga, em pouco mais de 1 400 empresas, os preços recebidos pelo produtor, isentos de impostos, tarifas e fretes e definidos segundo as práticas comerciais mais usuais. Os produtos coletados são especificados em detalhe (aspectos físicos e de transação), garantindo, assim, que sejam comparados produtos homogêneos ao longo do tempo. Com isso, coletam-se cerca de 5 000 preços mensalmente.

Comentários