IMG-LOGO

Produção cresce com estoques ajustados

Por Edson Rodrigues - 23 de Novembro 2012
producaoindustrial.jpg
producaoindustrial
A produção industrial cresceu em outubro na comparação com o mês anterior, segundo a sondagem mensal da Confederação nacional da Indústria (CNI). O indicador de evolução da produção aumentou de 47,1 pontos em setembro para 54,9 pontos em outubro. A expansão da produção se deu com o fim do ajustamento de estoques do setor. O indicador de estoque efetivo em relação ao planejado ficou próximo da linha divisória de 50 pontos pelo segundo mês seguido.
A recuperação da atividade industrial ocorre de forma gradual. Mesmo com a maior atividade em outubro, o emprego continuou estável (pelo terceiro mês seguido) e a indústria continuou operando com utilização da capacidade instalada abaixo do usual para o mês.
As expectativas quanto à demanda para os próximos seis meses, no entanto, ficaram menos favoráveis, provavelmente influenciadas pela queda sazonal na atividade que ocorre no final do ano. O indicador de expectativa de demanda caiu 1,2 ponto, para 55,7 pontos; o indicador de expectativa quanto a quantidade exportada se aproximou da linha divisória de 50 pontos (para 51,0 pontos); e o indicador de expectativa de compras de matérias-primas caiu 1,4 ponto, para 52,6 pontos.

Indústria de móveis
A sondagem da CNI revela que a produção moveleira em outubro subiu apenas 0,1 ponto na comparação com outubro do ano passado, mas subiu 6,1 pontos na comparação com setembro. Isso se deve ao ajuste de estoques que ficou 1,4 ponto abaixo do nível de equilíbrio. As expectativas de demanda também subiram para 56 pontos, 1,8 ponto acima da expectativa do mesmo mês do ano passado. Com as possibilidades de retomar as exportações as expectativas são ainda mais animadoras com 6,3 pontos acima do índice de outubro de 2011.

Comentários