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Site transforma devolução em lucro

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Na plataforma também acontecem leilões, com 48 horas de eventos

Com o aumento das devoluções de produtos comprados a partir do comércio eletrônico, os varejistas começaram a procurar formas de reduzir os prejuízos. As devoluções nas lojas físicas somam cerca de 8%, em média, mas a proporção é quase três vezes maior no caso de itens encomendados pela internet, segundo  o diretor-executivo da Reverse Logistics Association, uma associação do negócio de devoluções, Tony Sciarrotta. “As pessoas estão comprando coisa que veem nas telas e não é a mesma coisa que comprar em uma loja, onde você toca e sente a mercadoria”, explica Tony justificando a devolução mais pela internet do que pelas lojas físicas.

Criada pela Amazon, a Bulq busca eliminar intermediários, principalmente as redes voltadas a liquidação, que historicamente compravam mercadorias devolvidas por centavos de dólar e as revendiam para lojas de descontos como a TJ Maxx. O objetivo desse negócio online é classificar e depois reembalar itens devolvidos em caixa e pallets, e a revenda pode acontecer por meio de outras plataformas como a própria Amazon ou pelo eBay.

Em 2018, as devoluções aumentaram para US$ 3,7 bilhões dentro do universo de US$ 3,7 trilhões de vendas do setor, segundo pesquisa da Appriss Retail. Com isso, o CEO da Optoro, dona do website bulq.com, Tobin Moore, vislumbrou uma oportunidade de negócio. “Vimos quanto dinheiro estava sendo perdido e a ineficiência com que esses produtos estavam sendo tratados”, disse Tobin.

Para revendedores, o Bulq ofereceu a possibilidade de compra desses itens. Como exemplo, a empresária Kerry Franciscovich pagou cerca de US$ 100 por sua primeira caixa, em maio, ficou com muitos dos 56 itens que havia dentro e vendeu o que restou por mais do que o dobro que gastou. Animada com o sucesso, ela expandiu o negócio, que tomou conta da garagem, depois de um quarto que sobrava e da sala de jantar. “Finalmente aprendi a não sair enfiando coisas em uma sacola no armário”, afirmando que agora possui um sistema de inventário com prateleiras que ajuda a localizar onde estão os produtos.

 

(Com informações do InfoMoney)

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