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Tecnologia IA apoia o varejo brasileiro em tempos desafiadores

Revisado João Caetano - 24 de Setembro 2025
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O cenário macroeconômico global tem imposto desafios a diversos setores. No Brasil, os juros elevados e as mudanças no ambiente internacional tornam a rotina do varejo ainda mais complexa, já que os efeitos das decisões econômicas costumam aparecer de forma mais clara apenas meses depois.

 

“Desde a última decisão do Banco Central, o ambiente de juros no Brasil permanece estável no patamar de 15%. À medida que a política monetária continue a atuar sobre a economia, seus efeitos cumulativos e defasados se refletirão na dinâmica de consumo, que já tem mostrado sinais incipientes de desaceleração. Essa defasagem é um fator importante na análise do desempenho do varejo”, avaliou André Matcin, economista do Itaú BBA, durante o AWS Retail Symposium 2025, realizado em São Paulo.

 

Para superar as barreiras econômicas, empresas precisam ser criativas e buscar novas formas de engajar o consumidor — e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. “O varejo é um lugar de transformação contínua, em que o consumidor está em transformação contínua. Jeff Bezos sempre diz que ‘nossos clientes estão sempre maravilhosamente insatisfeitos’. O consumidor está sempre esperando algo mais. Então o momento é de desafio, mas também de oportunidade”, destacou Enio Garbin, especialista em Varejo e Bens de Consumo da AWS.

 

Cases de sucesso

No evento, empresas mostraram como inteligência artificial, computação em nuvem e machine learning estão ajudando a transformar desafios em oportunidades.

 

Na RD Saúde, a parceria com a AWS tem permitido escalar e processar grandes volumes de informações com mais eficiência. “O uso de Inteligência Artificial dentro da RD Saúde é muito facilitado com a parceria que temos com a AWS. Ela possibilita, por exemplo, que utilizemos a nuvem para escalar um volume grande de dados de maneira muito mais fácil”, explicou Eder Martins, IT Architecture Manager da empresa.

 

Leia: Economistas preveem varejo mais fraco no 2º semestre

 

Já o Grupo Boticário compartilhou ações voltadas ao incremento da experiência do consumidor, como o uso de IA para melhorar a acessibilidade no e-commerce, enriquecer fichas de produtos com IA generativa e aperfeiçoar mecanismos de busca. “A busca já participa de 60% do fechamento de pedidos. Não basta colocar mais produtos na home; é fundamental que a busca responda cada vez melhor. Isso melhora a experiência para todos os usuários e, consequentemente, aumenta a conversão”, afirmou William Moraes, Principal Engineer do Grupo Boticário.

 

Comunidade e aprendizado coletivo

 

Apesar do cenário desafiador, especialistas destacaram que a troca de experiências entre empresas pode gerar ganhos coletivos para o setor.

 

“Criar esse senso de comunidade entre as empresas do varejo brasileiro é muito importante. Nossos clientes trouxeram as coisas mais relevantes que estão fazendo com IA generativa e IA Agêntica para trazer mais performance, mais eficiência e, consequentemente, melhorar a experiência dos clientes. As empresas podem impulsionar e aprender umas com as outras”, concluiu Eric Secco, líder de Varejo e Bens de Consumo da AWS.

 

Com informações https://mercadoeconsumo.com.br

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