paineis_de_madeira1.jpg

Todos os fabricantes de painéis já operam com 100% da capacidade

“Estamos trabalhando 24 horas por dia, sete dias da semana”, resumiu a Berneck quando indagamos sobre a volta à normalidade na produção de painéis. A empresa opera duas fábricas, uma em Araucária (PR) e outra em Curitibanos (SC), com capacidade instalada total próxima de 1,5 milhão de metros cúbicos/ano.

A Duratex também opera normalmente suas quatro plantas, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A Arauco informou que “desde a retomada do mercado, as operações da Arauco estão operando a pleno”. A empresa possui unidades em Curitiba, Piên e Ponta Grossa, no Paraná e Montenegro, no Rio Grande do Sul.

“A Floraplac já está operando com sua capacidade máxima desde julho”, informou em nota a empresa paraense do município de Paragominas.

A Guararapes, que tem uma planta de MDF em Caçador (SC) com capacidade instalada de 600 mil m³/ano afirmou que “a empresa está operando normalmente desde 4 de maio.  Somente a linha 1 de produção parou entre março e abril, a linha 2, que é a maior, não parou em nenhum momento”.

leia: duratex justifica alta de preços e explica a escassez de painéis
leia: para a arauco a escassez de painéis se deve à forte retomada
leia: berneck discorda sobre aumento de preços e escassez de painéis

Enfim, a retomada da produção já ocorreu nas 20 plantas produtoras de painéis que operam no Brasil atualmente.

A capacidade instalada se aproxima de 9 milhões de metros cúbicos anuais, suficiente para abastecer toda a demanda interna com sobra.

Porém, todas observaram que o equilíbrio no abastecimento ainda demanda algum tempo. “A normalidade na oferta ainda não aconteceu de uma forma ampla e isso vai ocorrer gradativamente, dependendo da região a ser atendida, do ponto de vista da logística, e, também, do tipo de painel. É possível que haja dificuldades pontuais até dezembro”, relevou um diretor de fabricante de painéis na condição de não ter seu nome publicado.

 

 

 

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato