15440-chapas_MDF_prontas.png2-770x499.jpg

Duratex justifica alta de preços e explica a escassez de painéis

No dia 07 de agosto publicamos neste portal uma reportagem mostrando diversos questionamentos das entidades regionais moveleiras, que pediam a intervenção da Abimóvel para resolver problemas de desabastecimento, alta de preços e possíveis privilégios às exportações por parte das indústrias de painéis. Na ocasião repercutimos a resposta da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que representa a cadeia de base florestal.

Mas, além da posição da Ibá, baseada em informações genéricas, buscamos respostas em cada uma das indústrias fabricantes de painéis: Arauco, Berneck, Duratex, Eucatex, Fibraplac, Floraplac, Greenplac, Guararapes e Placas do Brasil, às quais enviamos quatro questões a serem respondidas:

PANDEMIA PROVOCA UM DESCOMPASSO NO MERCADO

 1 - Os aumentos de preços médios alegados pelos fabricantes, de 7% + 7%, procedem? Se referem a qual período? Há previsão de novos aumentos este ano? Esses percentuais são superiores aos praticados em igual período do ano passado? Quais as justificativas para os aumentos de preços?

2 - O desabastecimento atingiu em que medida o setor de móveis? Como justifica o desabastecimento? Quando deve ser regularizada a situação?

3 - Os volumes exportados pela (sua) empresa tiveram incremento significativo? Além dos números apontados no Comex Stat, a Movergs cita em seu ofício percentuais acima de 600% de crescimento na exportação de MDP cru para China e EUA.

4 - O fato de as entidades regionais terem buscado ajuda da entidade nacional para obter informações dos fornecedores de painéis nos parece uma clara demonstração da falta de canal de comunicação com o cliente. No caso da sua empresa é isso mesmo?

Móveis de Valor traz respostas sobre falta de painéis de madeira

Importante destacar que houve disposição por parte da maioria dos fornecedores de painéis em esclarecer as circunstâncias que envolvem o abastecimento do mercado. E, a partir de hoje vamos publicar a posição individual de cada indústria que se manifestou sobre o assunto, começando pela líder de mercado, a Duratex, que enviou à Móveis de Valor uma nota oficial da diretoria Duratex Madeira. Veja íntegra abaixo:

"Reforçando o seu compromisso com a transparência e prezando pela excelência no relacionamento com todos os seus clientes e stakeholders, a Duratex, maior produtora de painéis de madeira do país, a pedido da jornalista Inalva Corsi, diretora da MV (Móveis de Valor) vem a público se posicionar sobre a matéria publicada no portal Móveis Valor, no dia 07 de agosto, sob o título “Móveis de Valor traz respostas sobre a falta de painéis de madeira”.

Desde que o COVID-19 chegou ao Brasil, a Duratex está mobilizada e vem tomando decisões importantes para garantir a saúde e o bem-estar das equipes e manter a solidez empresarial, visando a retomada dos negócios de forma sustentável.

Na Duratex nosso foco é fazer uma leitura diária do mercado para entender o que está acontecendo, ouvir especialistas, trocar ideias com clientes, tomar decisões e manter a comunicação transparente com todos os nossos stakeholders.

Neste momento, onde o foco na saúde é um dos principais temas da população, a casa passou a ter um papel diferenciado, acumulando várias funções e isso provocou um forte interesse por organização e reformas, gerando um crescimento da demanda de forma acelerada no segmento moveleiro.

A Duratex segue com o atendimento aos nossos clientes, que mantém compras frequentes, respeitando as condições comerciais acordadas. No entanto, em função da demanda interna e, face ao baixo estoque da cadeia, é possível que esteja ocorrendo ruptura em algum elo, potencializado pelo impacto das paradas fabris, por conta das regras municipais de lockdown.

Sobre o volume de exportações, conforme reportado no relatório referente ao desempenho da Duratex no 2° TRI 2020, houve queda no volume de painéis exportados em comparação ao 2° TRI 2019.

Reforçamos que temos um canal aberto de relacionamento com nossos clientes, seja através da equipe ou dos canais formais de contato”. 

A reportagem completa sobre o tema PAINÉIS você lê na revista Móveis de Valor de agosto, a partir do dia 25.

 

 

empresa

Duratex

Duratex S.A. é hoje a maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e lidera o mercado brasileiro na produção de pisos laminados com a marca Durafloor e em louças e metais sanitários com as assinaturas Deca e Hydra.