16700722_ml-business-man-maze.jpg

Veja 10 sugestões para lidar com as dificuldades da pandemia

Desde que chegou ao Brasil o vírus chinês, a vida das pessoas mudou muito e a dos empresários mudou duas vezes mais, pelo menos. Então, tomamos a liberdade de indicar algumas sugestões para lidar, ou pelo menos, minimizar as dificuldades da pandemia.

1

Dê a si mesmo crédito. Você pode não ter enfrentado as dificuldades específicas com as quais está lidando agora, mas se já caminhou neste mundo por algumas décadas, já encontrou muitos desafios. As dificuldades e infortúnios pelos quais você passou podem lhe dar a confiança de que você é capaz de lidar com qualquer coisa que surja em seu caminho. Você já passou por tempos difíceis antes. Como você superou a adversidade daquela vez? O que você passou? Suas experiências anteriores podem ajudá-lo a encontrar sua força interior e resiliência.

2

Faça as pazes com a situação. É importante passar algum tempo avaliando os eventos e decisões que levaram ao problema atual - e, se necessário, assumir a responsabilidade por seu papel nesses eventos e decisões. No entanto, ficar deprimido e sentir pena de si mesmo não fará nenhum bem e pode até sabotar sua capacidade de encontrar soluções e os próximos passos à frente. Em vez disso, faça as pazes com o que aconteceu. Aceite a situação como ela é e siga em frente.

3

Pergunte. Para lidar com a adversidade de forma eficaz, sua capacidade de fazer perguntas é essencial. Enquanto você faz perguntas, você está expandindo a gama de opções e possibilidades que estão abertas para você. Enquanto estiver fazendo perguntas, você está mantendo sua mente calma, fria e objetiva. Você não está se permitindo ser preso emocionalmente, fechando grandes partes do seu cérebro e seus poderes criativos. Faça perguntas a si mesmo, como: Qual é a pior coisa que pode acontecer e como eu lidaria com isso? A quem posso pedir ajuda? O que posso fazer hoje para melhorar a situação? Uma das coisas mais inteligentes que você fará ao enfrentar qualquer adversidade é se perguntar: Quem mais pode ter tido esse problema e o que ele (ou ela) fez?. Não tenha medo de admitir que você está numa situação difícil. ... Você ficará surpreso com o conselho valioso que pode receber de alguém que já passou pela dificuldade que você está passando.

4

Recorra a colegas, mentores e amigos que o apoiem. Em tempos difíceis, é útil passar um tempo com pessoas positivas e reconfortantes, que podem servir como caixa de ressonância. Evite pessimistas e reclamantes. Seja seletivo com as pessoas que o cercam. Indiretamente, eles afetarão seu humor e sua perspectiva. Quando você está em um estado de espírito emocional, é importante se cercar de pessoas que o apoiam e encorajam. Superar as adversidades pode ser um desafio; quando você tem uma equipe de apoio ajudando você a seguir em frente, é muito mais fácil se aceitar.

5

Escreva sobre isso. Quer você mantenha um diário em seu computador ou faça anotações em um bloco de notas, escrever pode ajudá-lo a resolver os problemas. Desenvolva o hábito regular de escrever seus pensamentos, o que lhe dará clareza em relação à sua situação atual e uma visão das possíveis soluções ou caminhos. Quaisquer emoções, sentimentos ou pensamentos que vierem à mente, anote. Como benefício adicional, daqui a alguns anos, você será capaz de refletir e ver o quanto você se desenvolveu. 

6

Invista em você. Os tempos difíceis podem ser exaustivos e você pode não sentir que tem energia para se aperfeiçoar. Mas, da mesma forma que cercar-se de pessoas positivas pode ser útil, passar tempo lendo (ou ouvindo) mensagens positivas pode aumentar a motivação e fornecer inspiração. Leia um capítulo todas as noites antes de dormir ou ouça um episódio enquanto caminha. O resultado pode ser surpreendente.

7

Procure novas oportunidades. A adversidade geralmente apresenta oportunidades que, de outra forma, poderíamos perder. Agora é sua chance de cavar fundo e enfrentar esse obstáculo de frente. Os tempos difíceis apresentam a você a chance de mudar de rumo, se reinventar ou encontrar uma ponte desconhecida que o levará a superar esse obstáculo. 

8

Mantenha o senso de humor. Sorrir é a melhor maneira do seu corpo lidar com o estresse, liberando a tensão e reconfigurando o seu cérebro para ser mais positivo. Uma boa risada liberará endorfinas e dopamina, produtos químicos naturais para o bem-estar. Pode parecer impensável encontrar algo engraçado quando você está lutando contra um dos golpes da vida. Mas às vezes, apenas recuar e ver o humor da situação pode ajudar a aliviar seu humor e permitir que você siga em frente.

9

Passe algum tempo fora. Fazer uma caminhada ou simplesmente se sentar ao ar livre pode reduzir o estresse e acalmar a ansiedade. Tirar um tempo para ficar ao ar livre é uma maneira de você nutrir seu ser e permitir-se respirar fundo e relaxar. O sol e o ar lhe darão uma sensação de calma perante as adversidades. Dedique cerca de 10 a 20 minutos de cada dia fora e veja que seu nível de estresse está diminuindo.

10

Não desista. Há momentos em que são tão difíceis que queremos nos livrar de tudo e ir embora. Não faça isso. Para superar uma crise, você precisa se comprometer totalmente a encontrar um caminho a seguir. Você deve abordar o problema determinado e motivado. Isso vai criar uma mentalidade em que você encara a adversidade como algo a ser superado e resolvido, não passivamente aceito. Às vezes, dilemas e obstáculos são uma chance de criar caminhos alternativos, de sonhar mais alto, de seguir em frente e dar saltos ainda maiores.

São sábios conselhos empresários como você, que estão passando por situações semelhantes à sua, mas dispostos a ajudar os outros a superar as adversidades do momento. (Publicado originalmente na revista Bed Times)

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato